10 lembranças da época da escola #rotaroots

Quando o assunto é escola, obvimente as lembranças não são poucas e foi muito difícil separar apenas 10, afinal, foram 11 anos de período escolar! E sobre minha vida escolar, além das lembranças, ainda tenho algumas curiosidades:

 

– Eu nunca fiz prézinho, CA, essas coisas… fiz uma prova (que acho que hoje em dia é proibido, não sei) e pulei direto para a primeira série.

– Eu nunca participei de nenhuma formatura escolar, nem no final do segundo grau – e me arrependo muito disso.

– Eu nunca gostei de participar de danças escolares, fantasias, nada dessas coisas. Logo, nunca dancei festa junina. Tem uma foto que tive que segurar uma bandeira do Brasil pro dia da Independência e eu tô chorando. E o Pedro puxou a mim total nisso, affão…

– Quando cheguei na 6ª série, eu sofri tanto bullying, mas tanto, que minhas notas caíram absurdamente (a ponto de tirar 0 nas minhas matérias favoritas) e pedi pra meus pais me tirarem da escola. Fiquei mais ou menos um ano e meio sem estudar e total reclusa por causa dos traumas. Foi uma das épocas mais tensas da minha vida e que mais me doem recordar… 

– O melhor professor que tive até hoje, infelizmente, é falecido. Uma parte muita grande das opiniões que desenvolvi ao longo dos anos foram graças a ele. Ele fez realmente muita diferença na minha vida!

 

Então, vamos às memórias?
 

4

Cheirinho de Giz de cera: Cheirinho de giz de cera para mim era o marco principal de volta às aulas. Acho que principalmente pelo fato que, antes de começar a usar canetinhas e lápis de cor, aprendemos a usar o giz de cera, aqueles grossões (de aparência muito fálica, por sinal Oo) que se tacar na cabeça de alguém, vai parar no hospital. Hoje em dia acho o cheiro deles até mais suave, mas antigamente era bem forte e contagiava toda a sala de aula.

 

5

Kichute: o mundo era dividido em dois tipos de pessoas: os que amarravam kichute na canela e os que amarravam por baixo do kichute. Saudades kichute engraxadinho com nuget que durava o ano inteirinho!

 

biblioteca

Biblioteca: que internet que nada! As pesquisas escolares eram na raça e era tudo caçado na biblioteca. E ainda tínhamos que consultar o arquivo pra pedir o livro no balcão por código. Fora a disputa que era chegar primeiro pra pegar o melhor livro. Lembro que a biblioteca da escola ainda era um ambiente agitadíssimo: além de muita zoeira, ainda rolavam altas paquerinhas silenciosas, haha! Até hoje quando entro numa biblioteca lembro dessa época.

 

dbd56a56f2729647d13e

Feira de Ciências: Pelo menos nos colégios que estudei em Duque de Caxias, a Feira de Ciências na verdade se chamava Feira de Cultura e eu A-MA-VA! Teve uma época que o tema era décadas, e minha turma pegou anos 70. Eu pirei! Naquela época eu já amava coisas retrô e amei muito fazer. Meu grupo pegou vídeo cassete, e tudo ficou tão legal que ganhamos a feira 🙂

 

ciencias_02

Mimeógrafo: até hoje quando sinto cheirinho de álcool eu lembro das provas que eram feitas com mimeógrafo. Ficava aquele cheirinho de álcool deliciooooso! A gente fazia as provas tudo doidão de árcoooor! Mas lembro que quando as provas começaram a ser feitas com xerox, tinha um cheirinho de queimado que eu também amava! Ou seja, sempre fui uma cheiradona, hahaha!

 

zr-Toto Std Madeira Macica1

Totó: sei que é algo no mínimo estranho para lembrar de escola, mas vou explicar: na escola onde estudei tinha uma área de lazer para os estudantes e tinha uma mesa de totó, que era o pooooint da galera. Todo final de aula eu ia lá assistir minhas amigas jogarem (eu nunca jogava, juro, haha!). Então, até hoje, quando vemos uma mesa de totó é automático: "Lembra quando a Re (minha amiga) ganhava todas no totó?"

 

loira

Loira do banheiro e outras lendas: A escola é um dos ambientes mais propícios para lendas urbanas. Quem nunca ouviu sobre a loira do banheiro? Da kombi que parava na porta da escola e levava crianças? Estudante que ficou grávida sentando no vaso sanitário? Lembro que o colégio onde estudei tinha um campo de mata enorme, e uma época rolou um boato que uma menina tinha sido assassinada lá. Pronto! Terror brotado nas nossas cabecinhas por semanaaaas!

 

 

caderneta_3A_durval-pg6+7.med

Caderneta de presença: Ostentação escolar era ter essa caderna com mais "presente" do que "ausente". Não tinha muito pra onde fugir nessa época…

 

10vagalumes

Coleção Vagalume: Eu era APAIXONADA pelos livros da Coleção Vagalume e meu favorito até hoje é A Ilha Perdida. Fiquei sabendo que vão fazer um filme do Escaravelho do Diabo, e achei a notícia super legal!

 

uniforme-anos80

Shortinho balonê e saia pregueada: Vou confessar que eu ODIAVA esse shortinho, achava a coisa mais ridícula do mundo. Gente, parecia uma calcinha com fralda! Gostava disso não… porém, amava saia pregueada e o sapatinho boneca. Eu tinha um de vinil tão lindinho ♥

 

E você, o que lembra da época da escola? Lembra de algo do post? Ou tô muito véia? haha!

ps: PESSOAL, teve um bug aqui e esse post ficou sem opção de comentários… desculpa 🙁 não sei o que fazer pra arrumar isso.



24 thoughts on “10 lembranças da época da escola #rotaroots”

  • rsrsr….pois é amiga, moravamos na roça, e eu tmb não usei o kichute mas meus irmãos os que conseguiram usar, os outros iam descalço, não tinham sapatos, porque era só para ir a igreja aos domingos, as professoras quando deixavam de castigo ..era castigooo mesmoooo, cara na parede, ajoelhados no milho e por ai vai…..só a graça!!!

  • Sou fã do giz de cera até hoje *———–*
    Não usei o kichute, mas fui obrigada a usar as sandálias ortopédicas da Bical, que depois foram substituídos pelos tênis da Bical (tão feios quanto). A loira do banheiro é um clássico que nunca sai de moda, passam gerações, chegam novas gerações, mas a história não passa. haha.
    O cheirinho de alcool era algo maravilhoso… acho que passei por ele até a 2ª série e todo mundo amava cheirar. kkkkk
    A ilha perdida também li 😀
    Meu sonho era ter usado sainha no colégio, mas não era parte do uniforme. :'(

    Amei relembrar essa fase!

  • A ilha perdida foi um dos primeiros livros que eu li!! Tb sofri com bully na 6a. serie, todas as minhas amigas pararam de fale comigo por causa da Renata F. , quem foi seu algoz? Eu li todos esses que aparecem ai!! Vivia infurnada na biblioteca e tinha uma caderneta de presença, Deus meu voce e parceira dos anos 80 mesmo!! O post e antigo e o meu comentário esta atrasado mas não podia deixar essas passar!

  • Oie!
    Nossa, como a sua época ainda era bem parecida com a minha.
    A coleção vagalume eu tenho impressão de que a li todinha e na sexta série minha equipe tirou em primeiro lugar na feira de ciência, e sabe qual foi o experimento? Fizemos um alambique…cachaça na vida desde sempre kkkkkkkkkk
    Bjus

  • Adorava o cheirinho de provas e atividades que tinham acabado de sair do mimeógrafo, acho triste quando converso sobre isso com amigos mais novos e eles nem sabem do que se trata.
    Vi as capas dos livros da Coleção Vagalume e me deu saudades da biblioteca da escola onde estudei a 7ª série, era INCRÍVEL e eu li de Pedro Bandeira a Shakespeare!
    Muito triste essa sua história do bullying, Rê! As vezes eu fico lembrando de coisas que a gente fazia ou falava e que soava inocente, mas que pode ser horrível. Minha irmã teve umas amigas que era essas “praticantes” e eu, por ter sofrido com isso uma época (não tanto quanto você) sempre conversava com elas sobre as consequências que isso podia ter na vida das pessoas. E pra mim não existe bullying fraco, bullying leve, bullying forte: a partir do momento que você afeta aquela pessoa tá errado e pronto. Bom que você superou isso e hoje é essa pessoa incrível, né!

  • Aahh que post mais nostálgico…. hahahaha gostei das respostas e opa, o livro que mais gostei foi o Escaravelho do Diabo, há! =D

    Pode responder em formato de post, mesmo não fazendo parte do rotaroots???

    Beijos

    Ps.: Feliz aniversário!!!

  • Nunca tive kichute =/
    Eu era rata de biblioteca. Ficava brava pq na minha escola só podíamos emprestar 5 livros por mês e eu lia bem mais do que isso naquela época… eita saudade.
    Qdo você falou do cheiro de giz de cera, lembrei imediatamente do cheirinho de mimeógrafo *-*
    Coleção Vagalume <3 minha mãe é professora de português, então sempre tivemos uma estante ostentação lá em casa e devo ter lido a maioria dessa série. O que mais me marcou foi O Mistério do Cinco Estrelas.
    Beijão, rê! E FELIZ ANIVERSÁRIO, UHUUUU!

  • Eu nunca, NUNCA, em hipótese alguma ficava sozinha no banheiro por causa da tal da loira. O pior é que o banheiro da minha escola tinha a última cabine interditada e era meio escuro (Beijo escola pública) então já viu.

  • Também era uma cheiradora de provas! Quando dei aulas algumas professoras do ensino infantil passavam desenhos no mimeógrafo e eu ficava na sala dos profe doidassa com o cheiro. Depois ia dar aula chapadassa de mimeógrafo, kkkkk.

    Bjinhos

  • Nossa! São tantas lembranças da escola: Cheiro de álcool na prova rodada no mimeógrafo, Série Vaga-lume adorava, Cheiro de giz de cera e lápis novo, trabalhos e pesquisas escolares na biblioteca…eu também não fiz o prézinho!

  • Ai, entendo todo seu amor por cheiros e a coleção vagalume( o mistério do cinco estrelas é meu favorito)! Que nostálgico esse post foi pra mim tb :333333333333 , deu um calorzinho no coração até !

    beijos

  • Nossa Rê! Engraçado como a escola mudou tanto em pouco tempo… Na minha época já não tinha nada de Mimeógrafo nem a caderneta de presença! Na minha época as provas já eram xerocadas – mas não tinham cheiro .-. – e os professores tinham diários com varios quadradinhos referentes aos dias pra colocar uma bolinha com um “x” se o aluno vinha pra aula ou faltava! Quando eu estava na primeira série a internet estava se desenvolvendo, então fiz muitas pesquisas na biblioteca também!

    SEEEEEEMPRE amei feiras de ciencia/culturais, minha preferida foi a da 5a série que o tema era países do mundo e a minha sala ficou com o Japão! Também ganhamos haha. Achei estranho você não ter feito a pré-escola, eu fiz e realmente acho que hoje em dia não dá pra fazer isso não. Adorei isso! Esse post deu uma nostalgiazinha gostosa da época de primário e das brincadeiras e das aulas de arte com muito giz e massinha! Ê delicia!

    Um beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *