Impressões de uma “carioca” em Ubatuba

Impressões de uma “carioca” em Ubatuba

1. Sentir uma marolinha de vez em sempre é normal, principalmente na orla.

 

Ciclovia do centro

puxa, prende, passa…

 

2. Ficar de bobeira na pista de skate à noitinha é um dos rolês mais comuns da galera daqui de Ubatuba. É tudo junto e  misturado: jovens, criançada, homens e mulheres…

 

3. Embora muita gente ache que carros que param pra você atravessar quando você estiver na faixa seja coisa apenas de países de 1º mundo, boa parte dos motoristas aqui fazem isso. Mas não aposte isso na temporada.

 

4. Falando em épocas de temporada, elas são ótimas… quando você não mora aqui. Quando você mora tudo que você mais deseja é que todos os turistas caíam num buraco de minhoca no espaço e libertem a cidade para que você possa voltar à sua vidinha normal e tranquila.

 

UBATUBA-RUA-GUARANI

trânsito da badalada rua Guarani ganha ritmo de tartaruga na temporada

 

5. As pessoas tem mania de marcar encontros… em casa. Não é no shopping, não é na avenida, não é na padaria. Sou uma pessoa muito caseira, mas tem hora que acho tão esquisito, haha. 

 

6. Só existem 4 mercados “grandes” aqui (mas nenhum popular): dois são caros demais, um é sujo demais e outro é vazio demais. Sério, as prateleiras chegam fazer eco. Por isso dou até risada quando alguém me pergunta “não tem Extra aí? Carrefour?” hahaha! Lojas Americanas por exemplo, abriu aqui só recentemente.

 

7. Você não leva 10 minutos pra dar um rolê no centro (calçadão) inteiro da cidade. Minúsculo, porém muito gostosinho para passar uma tarde tranquila sem tumulto.

 

calcadao-ubatuba

foto: blog Ubatuba Víbora

 

8. A feira hippie é chamada assim pela maioria porque um dia de fato vendia muita coisa artesanal. Hoje em dia a maior parte são de artigos made in China.
(os que ficam com produtos expostos no chão ali perto da Sucolândia são bem alternativos e vendem acessórios artesanais lindos, vai fundo)

 

9. Você vai ver muitos vendedores de “grilo” (não, não são grilos mutantes, são grilos feitos de folhas de palmeira ou algo assim)

 

vendedor-grilo

foto: ChicoAbelha

 

10. Muitas lojas aqui fecham na mesma velocidade que abrem. Se algo legal abrir, tem que torcer muito pro dono manjar de sobrevivência pós-temporada… o que acontece poucas vezes.

 

11. Como o ambiente da cidade é “vida saudável”, tem uma quantidade considerável de lojas que vendem produtos naturais, feira orgânica (até com delivery, inclusive), restaurantes e até uma padaria.

 

integrale-padaria

Padaria Integrale: um dos meus lugares favoritos em Ubatuba e onde sempre costumo levar os amigos que me visitam

 

12. Uma das maiores polêmicas que presenciei da cidade foi quando rolou uma briga se um parquinho permaneceria ou não na praça de eventos.

 

13. É engraçado quando pessoas de outra cidade vêem você mexendo no celular na rua e perguntam se você não tem medo de ser assaltado, hehe

 

14. Aliás, você não precisa se preocupar tanto com seu celular ser roubado, e sim a sua bicicleta. Minha sobrinha já perdeu duas “bikes”, e conheço gente que teve a bicicleta furtada de dentro do quintal! Não é para menos: se tem uma coisa que tem nessa cidade é bicicleta. Diz a lenda que tem mais bicicleta que moradores na cidade…

 

DSC_0760

 

15. Se você fica 2 meses sem usar um sapato/bolsa, pode apostar que vai estar mofado tamanha umidade, haha! Tenho medo às vezes de ficar parada um tempo e começar a mofar…

 

Toda cidade tem seus defeitos, mas encho a boca pra falar que Ubatuba tem mais qualidade que tudo! Eu amo tanto morar aqui que confesso que tenho dificuldades de me imaginar morando em outro lugar. Ubatuba me acolheu, e isso não tem como não fazer com que o coração bata mais forte ♥

 



43 thoughts on “Impressões de uma “carioca” em Ubatuba”

  • Olá meu filho passou na USP e está morando e estudando em Lorena, moro em Ourinhos divisa com Paraná 115 mil hab. Ficou bem longe para ele vir visitar, conclusão meu marido quer morar em ubatuba, até para ficar mais perto dele, eu estou muito triste sentindo um vazio pq além de meu filho sair ainda tenho que sair daqui, morava em São Paulo e estou aqui 8 anos construí minha casã fiz muitos amigos e agora dói no coração sair daqui e não tem jeito ele quer sair , será que vou me adaptar?

  • Frequento Ubatuba desde 1990 e AMO esse lugar. Tenho vontade de um dia morar ai. Já viajei para muitos lugares e igual Ubatuba não existe. Lugar perfeito com praias paradisíacas e muita natureza.

  • Olá, meu sonho é mudar com minha família para Ubatuba e criar meus filhos aí. Nós temos uma firma de instalação elétrica e a unica coisa que ainda nos prende é o medo de não conseguirmos trabalho na região.
    Mas estamos em busca dessa realização.

  • Oi!! Eu tenho tanta curiosidade em saber como é morar em Ubatuba, fiquei super feliz com esse seu post, me deixou mais animada ainda com a ideia. Uns amigos meus acabaram de se mudar praí e pensei em aproveitar e ir também, nem que seja pra passar uns meses, mas nao sei muito sobre oportunidade de empregos aí e etc. Eu iria adorar se voce quisesse trocar uma ideia comigo sobre como as coisas aí funcionam, seria muito legal! 🙂

    Bjinhos

  • Litoral, de forma geral, é um lugar que não me agrada apesar de ter tanta coisa que eu gosto (feirinha, sossego, vento, friozinho à noite, comida boa, sorvete, férias…). Meu problema com o litoral é o ar. O ar da praia me pinica o corpo, me dá vontade de tomar banho a cada 10 minutos porque tenho a sensação de que estou sempre cheia de areia. rs
    O dia que eu aprender a lidar com isso, tenho certeza que aprenderei a curtir mais as férias que a família inventa de passar na praia.

  • Muito bacana o post! Não conheço praticamente nada de Ubatuba (só fui uma vez quando era criança) e adorei saber mais detalhes da cidade!

    Até pouco tempo atrás eu não me via saindo do Rio, mas hoje em dia já me imagino morando em cidades menores e mais tranquilas… violência e correria o tempo todo cansa, né? :/

    Beijo!

    Clá

  • Rê, deve ser bem lindo aí, mas confesso que já fiquei angustiada de pensar. O mais próximo que eu já cheguei de uma cidade assim foi Cabo Frio e morri de tédio quando fui em baixa temporada. E olha que eu não sou de sair, mas gosto de ter opções quando me der aquela vontade repentina (cerca de 2 vezes por ano hehe).

  • Ubatuba tem sim seus defeitos, mas não consigo imaginar outro lugar para morar. Sempre escuto de pessoas que vem aqui ocasionalmente “Como vc consegue morar aqui, é muito parado” e outras variações.. Mas só quem mora aqui entende o quão maravilhoso é. Ótimo post!!

  • Moro em São Paulo, mas sempre adorei ir à Ubatuba apesar da distância. A cidade, as praias, as casinhas, o comércio, tudo é tão lindo e acolhedor!
    Pontinha de inveja de quem mora por aí.

  • Até tinha comentado no Facebook que o que me incomoda de morar no litoral são os turistas mesmo. Tem gente que ainda tem a cara de pau de me dizer pra ter paciência com o barulho de madrugada, com o lixo na praia…
    Mas, faz parte né Rê. Só peço por turistas mais bem educados a cada temporada!

    Beijão.

  • Oi, Rê! Adoro seus posts <3
    Acho que na maioria das cidades praianas é comum sentir a "marolinha" (que eu nem sabia que chamava assim) heh
    Essa coisa de parar pro pedestre atravessar eu costumo fazer aqui no interiorrr, mas acaba que muitas vezes o carro detrás me xinga ou quase enche minha traseira porque jundiaienses simplesmente não estãoa costumados a ser gentis…
    Como assim não tem Extra aí? rs
    Eu tenho PAVOR de grilos, gafanhotos e afins. Então até esses que são feitos de folha de palmeira me arrepiam e me gelam até a alma. Sério.
    Tão gostoso quando a gente se sente pertencente a um lugar, né? <3
    Mais posts assim, pufavô.
    Beijo, Key!

  • O seu post me encheu os olhos. É de um lugar assim que eu preciso.
    Sabe, ultimamente todos os meus planos pro futuro convergem em um só: ir embora do RJ. Sair dessa loucura, dessa violencia, dessa gente… arrghhh gente demais.
    Eu vivo de sonhar com uma cidade de interior, pacata, loooonge daqui.
    Acho que vou te visitar ♥

  • Oie!!! Que praia é essa da foto?! A minha praia preferida de Ubatuba é a Domingas Dias. Eita lugar lindo. Sou paulistana, moro no centro e sempre procuro mercados "grandes" por onde vou rs. Morar no litoral é vida rs 

  • Eu com certeza me daria muito bem em Ubatuba, além de ser uma cidade com a ideia ecológica predominando, é tranquila e gostosa de viver, pelo seu relato. Eu nunca cheguei a me hospedar aí, mas já atravessei a cidade umas 3 vezes a caminho de uma outra cidade, e eu gostei do que vi =).

    Beijinhos.

  • eu concordo com vc mulher vitrola essa cidade e´´maravilhosa com ecessao a populacao que migrou um pouco para roubar outro para mendingar o que faz com que a impressao de quem visita a cidade seja ruim.porem como toda cidade tem problemas essa nao seria a cidade modelo….sou pescador nasci aqui meus pais e avos sao dessa cidade e tenho visto muitas coisas que gostaria que mudasse como coletar lixo nas praias combater uso de drogas por adolecentes na orla da praia a noite recolher os mendingos e desocupados para triagem entre outros ,,,a minha alegria e´´olhar o mar pois ele se apresenta de forma diferente no decorrer dos dias acho que ainda ha muito que se fazer para melhorar essa cidade ,fica os meus parabens por vc escolher essa cidade ubatuba ela e´´muito bonita e cheia de dotes naturais.

  • Adorei!!! Sou de SPaulo e eu e meu marido já estamos morando aqui à 4anos.

    Tenho como sugestão,
    que tal motoristas de bike mesmo na ciclovia respeitarem pedestre na faixa …

    É um verdadeira loucura BIKE NÃO PARA MESMO!
    Um abraço!

  • Sou caiçara, tenho 53 anos nascido nesta terra, e é a primeira vez que leio uma postagem tão verdadeira de um imigrante. Coisa que tem muito em minha cidade, Só acho que faltou falar que muito chamam Ubatuba de Ubachuva, ” que não deixa de ser uma verdade, pois Ubatuba passa sobre a cidade o tropico de Capricórnio. Outra verdade é que Ubatuba é Ubachuva e Caraguatatuba é Caraguatalama, rsrsrs pois todos os turista que se Hospedam em Caragua veem passear em ubatuba pois só aqui tem 98 praias a escolher. valeu obrigado por postar verdades. fuiiiiiiii.

  • É muita coisinha de interior! Que gostoso! <3
    Eu consigo te entender referente a algo abrir e logo fechar porque em Manaus era igualzinho. Muitas vezes o mesmo dono abria em outro canto, ou no mesmo lugar, com a mesma função mas reformava tudo pra fingir que era novo, sabe? Era até engraçado de ver, hahahaha

  • Vc esqueceu de publicar sobre praia grande …mineiros que ali frequentam acham que não existe cidade ….Eles acham que.ubaruba e pura praia grande

  • Isso me fez lembrar que nunca fui pra Ubatuba (que vergonha, afs), mas já passei perto, conhecendo outros pontos do Litoral Norte (que é maravilhoso, digassi di passagi, né? haha). Adorei suas impressões, e imagino o inferninho que é aguentar os turistas aí em temporada, haja paciência, HAHAHA

  • Quando vejo postagens como essa sinto uma falta de morar na praia, sabia? Da tranquilidade, dessa vida com sabor de sempre estar de férias… Ai, ai… Porque a gente escolhe virar gente grande na cidade grande, né?

    <3

    Beijão, Rê! Vou te fazer uma visita dia desses pra conhecer melhor Ubatuba! HAUHAUHAUHAUHA!

  • Oi, Re!!!

    Olha só… não sabia que você era carioca!

    É engraçado isso de morar em uma outra cidade… A gente fica mesmo comparando com a nossa experiência anterior… Achei engraçado vc achar esquisito os encontros em casa. Eu sou de Brasília e aqui no Rio acho esquisito o contrário. Nunca ninguém combina encontro em casa… no máximo no play do prédio. Ahaha. Confesso que sinto falta de visitar amigos em casa. Parece que os amigos não são tão próximos, sei lá. Mas é uma parada cultural mesmo. Besos!

  • Eu adoro conhecer cidades de praia, elas geralmente são super gracinha e acolhedoras. Mais pela cidade mesmo, porque praia mesmo quase nunca vou HAUAHUHAUHAUHA Não conheço quase nenhuma praia do Litoral de SP (sou uma paulistana poser) e sou louca pra ir até Ubatuba! HUHEUHEUHEUEH Se eu colar aí qualquer hora te aviso pra gente dar uma voltinha <33

    Beijocas

  • Amooo Ubatuba!!! Acho que na vida passada morei ai, e fui daquelas que batia no peito pra falar rsrs Com certeza, se um dia sair de São Paulo, é pra lá que eu vou <3
    Essa tranquilidade, esse "trânsito", as pessoas… Eu adoro!!

  • Rs. Gostei demais da postagem sobre a minha cidade tão amada! Rs.Sou suspeito pra falar, minha família e aqui da terrinha e somos apaixonados por esta terra.Rs..Pra quem ainda não conhece, fica o convite, vale a pena. Hoje, por exemplo, ao entardecer eu pude caminhar na orla da praia, é realmente usa sensação diferenciada e incrivel de se vivenciar. Enfim, amo minha terra, e deixo o convite a todos que queiram conhece-la. Abraços, aguardamos a visita de todos vocês!!Boa noite a todos.

  • Rs. Gostei demais da postagem sobre a minha cidade tão amada! Rs.Sou suspeito pra falar, minha família e aqui da terrinha e somos apaixonados por esta terra.Rs..Pra quem ainda não conhece, fica o convite, vale a pena. Hoje, por exemplo, ao entardecer eu pude caminhar na orla da praia, é realmente usa sensação diferenciada e incrivel de se vivenciar. Enfim, amo minha terra, e deixo o convite a todos que queiram conhece-la. Abraços, aguardamos a visita de todos vocês!!

  • Re, moro em São José dos Campos e aqui na temporada, todos descem pra Caraguá ou Ubatuba! kkkkk
    Fui ai uma vez só ( fora de temporada, pq né, não curto muvuca) mas parece ser deliciosa para morar! Nasci em Santos e entendo bem essa aura praiana deliciosa!

    Viver próximo ao mar é maravilhoso!!!

    http://www.inspiracaoretro.com.br

  • “Quando você mora tudo que você mais deseja é que todos os turistas caíam num buraco de minhoca no espaço e libertem a cidade para que você possa voltar à sua vidinha normal e tranquila.” – definição do que sinto todos os feriados e férias! hahahaha

    Amo que a gente possa ver a praia em qualquer andada de bairro para bairro, ter a natureza tão pertinho. Melhor de morar fora metade do mês é que posso ter minha dose de agitação e tranquilidade ao mesmo tempo <3

  • Oi Rê! Nossa eu te acompanho faz um tempinho e adoro as suas postagens. Hj então me deparando com essa então…. Amamos muito Ubatuba aqui em casa, e estamos de um tempo pra cá pensando seriamente morar aí… Minha filha de 7 anos, todos os dias nos cobra isso, acredita? infelizmente, não posso ir assim, mas não vejo a hora de poder concretizar este sonho. Moro em Caçapava (entre S.José dos Campos e Taubaté), é perto daí, mas não é a mesma coisa. Pode falar sempre de Ubatuba, mostrar os lugares, que “não ligo não” tá! Abraços, Andréa – Caçapava/ SP

  • Ai Rê, te ver falar assim me dá até uma saudadezinha…
    Como cresci ai nem me ligava muito nessas coisas, como por exemplo o respeito pelos pedestres e ciclistas, pra mim era coisa normal de todos os lugares (DOCE ILUSÃO).
    Tive que sair de Ubatuba para perceber o quanto a cidade é especial, principalmente o povo, essa gente linda que dá bom dia pra quem nunca viu na vida <3

  • Eu amo Ubatuba, sério! Mas gosto de ir já no finalzinho de temporada ou fora dela porque no auge fica mega lotada. E assim, eu não moraria ai em definitivo achei falta de várias coisas, apesar que os moradores devem acabar se adaptando.

  • Nunca fui pra Ubatuba, mas tem cara de ser uma cidade muuuuito gostosinha de passear. Eu que sou turista detesto alta temporada, sou muito mais ir em dias ~aleatórios~e ficar vendo a vida cotidiana como ela é, acho tão divertido!

    Vi uns snaps seus outro dia e fiquei besta de ver que você ainda tem sotaque mesmo morando aí hahaha tem coisas que não mudam né? Mas gostei desse post, acho lindo e acho amor quem declara o amor pela cidade onde vive (tendo ou não nascido lá) eu sou tão paulista que irrita, mas fazer o que se amo essa minha paulicéia desvairada?

    Um dia vou conhecer essa tua cidade e quem sabe a gente não se tromba né?

    Beijo Re!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *