Como fazer: Molduras de papelão forradas com feltro (e pôster de gatinho para download!)

Oi! Tudo bem com vocês?

Há algum tempo vi e compartilhei uma foto com umas molduras lindas forradas com tecido, mas nunca encontrei a fonte da imagem, nem como eram feitas. Então, catei o material que eu tinha aqui e fiz do meu jeito. Mas como foi mais um teste, fiquei devendo um tutorial. E finalmente, o fiz, com muitas fotos, pra ficar bem explicadinho mesmo. Acho que dá para fazer várias versões do mesmo tutorial, o importante é você encontrar seu jeitinho, colocar o que acha melhor, sabe? Mas a ideia taí, então mãos à obra!

 

moldura-papelao-18

 

moldura-papelao-1

Material:

– Feltro ou tecido; (eu usei feltro por ser mais durinho e mais fácil de trabalhar)
– Régua;
– Lápis e caneta;
– Tesoura;
– Estilete;
– Pedaços de papelão;
– Cola branca

Materiais utilizados que não estão na foto: pincel (para passar a cola), pedaço de TNT e fita dupla face 3M (para fixar a moldura na parede).

UPDATE: A Fernanda fez um comentário no post que achei super útil acrescentar aqui:

"Para quem for usar tecido, minha sugestão é: passe termolina leitosa no tecido inteiro e deixe secar de um dia par ao outro. Ele ficará durinho como um papel cartaz e não desfiará. A termolina leitosa parece uma cola branca diluída, mas não deixa brilho como a cola (eu prefiro o acabamento fosco da termolina). Um tubinho custa cerca de 5 reais e dá para impermeabilizar um pedaço bem grande de pano."

 

 

moldura-papelao-20

Comece marcando o papelão com ajuda da régua e lápis nas medidas que desejar.

 

moldura-papelao-21

Com o estilete e muito cuidado se não quiser ficar como o Lula, retire a parte interior da marcação, o resultado será como na segunda foto.

 

moldura-papelao-22

Agora é hora de marcar o tecido. Coloque a moldura em cima do tecido, com cuidado para não movê-la enquanto marca. Faça marcações na parte interior e exterior, do lado avesso do tecido ou feltro. Eu fiz com 2,5 cm, dá para fazer maior, mas não menor do que isso senão dificultará na hora de colar e o acabamento pode ficar estranho.

 

moldura-papelao-23

As marcações ficarão como na foto à esquerda. Depois de cortado, ficará como na foto da direta.

 

moldura-papelao-24

Agora é hora de voltar para a moldura de papelão cortada. Passe cola nela inteira, apenas de um lado, e cole em cima do tecido com cuidado.

 

moldura-papelao-25

Para a parte de trás da moldura, faça um corte no tecido/feltro como na foto da esquerda, somente até a parte da moldura, para que você possa colar a parte de trás do tecido. Cuidado para não cortar a parte de papelão, tá? Para colar, eu usei cola quente, mas pode ser usada a mesma cola branca, só colocar algo para segurar enquanto a  cola seca.

 

moldura-papelao-27

E aí você pensa "Mas vai ficar ASSIIIIIIM???", fica tranquilo! Corte o outro pedaço de papelão, mais ou menos na medida da moldura, e forre com um tecido simples. Eu usei TNT, não a bomba, e sim aquele tecido muito usado por professoras do Jardim I e que custa uma mixaria. Isso vai servir para apoiar a figura que você irá colocar. Passe cola somente na parte de baixo e nas laterais, deixando a parte de cima aberta. A moldura ficará como um "envelope" e você pode trocar a  imagem sempre que quiser. Quer ver como?

 

moldura-papelao-17

Assim ó! Diz aí se não é genial, hãm, hãm?

moldura-papelao-19

A minha moldura ficou assim. Fiz a impressão numa gráfica, e pedi em papel couche, com impressão à laser.  Dica: a maioria das gráficas parecem não entender de impressões e ainda cobram caro…  então se você tiver uma impressora em casa, coloca para imprimir na qualidade máxima (vai gastar bastante tinta, PRE-PA-RA!), compra um couchezinho e vai ficar perfeito! Já fiz isso com outras imagens aqui em casa e dá super certo. Não dá para ver na imagem, mas onde imprimi essa imagem, deixaram toda pixelada 🙁 fueeeeem

E para quem quiser, a imagem que fiz para o pôster (17 x 26 cm). Afinal, gatinhos não massageiam só a sua barriga, mas também nosso coração!

poster-gatinho

Download pôster

 

Não gosta de gatinhos ou quer fazer com outras imagens?

Alguns sites com imagens super bacanas para pôsteres: AQUI, AQUI, AQUI (esse é o meu favorito!) e AQUI. Só cair dentro!

E aí, gostaram? CRUJ CRUJ tchau!

 

 

 

 

 

60 pensamentos em “Como fazer: Molduras de papelão forradas com feltro (e pôster de gatinho para download!)”

  1. Adorei a idéia dessa moldura, vou fazer. Gostei muito do blog tbém. Estou começando com feltro e gostaria de saber se vc sabe como impermeabilizar as peças de feltro. Estou fazendo uns porta copos e gostaria que ficassem protegidos. Obrigada, um grande beijo e continue a postar fofuras…….

  2. Re, eu fiz e deu errado hahaha não por culpa sua, mas porque eu sou enrolada mesmo, mas dei meu jeito, mudei uma coisita aqui, outra ali, e no final ficou fofo, gostei do meu resultado 🙂
    Te marquei no Twitter e postei a foto lá! Depois veja!
    Seu blog me serve de inspiração em TUDO, adoro ler blog, amo muitos, mas seu é o único que considero COMPLETO, pois vc me inspira desde o MAKE a Decoração da Casa.
    Eu sempre que te leio fico pensando: “nossa, como ela tem a personalidade como a minha, se morasse no RJ seríamos grandes amigas”
    Sou jornalista e um dos meus objetivos é aprender a costurar, pois decoro minha casa comprando tecidos diferentes e pago uma costureira, mas ainda não pude aprender, pois tenho um filho pequeno e me falta tempo, e daí vc começou a costurar e putz, me realizo lendo os posts de costura tb!! Até isso que faltava, vc passou a publicar no blog XD

    Te desejo mais e mais sucesso e poste sempre, todos os dias hahaha

    Beijão!

    Thatá @docematerna

  3. Que feltro fofíssimo! Adorei a dica.

    Eu já fiz um quadrinho todo forrado de feltro com aplicações de feltro (inspirações aleatórias e únicas de uma tarde chuvosa) dos Beatles. Em breve vou postar meu Antes / Depois da sala e tem foto dele! 🙂

    Beijos!

  4. Que lindinho, Key!
    Dias atrás minha mãe apareceu com um monte de papelão em casa pra fazer um tal de um painel no quarto dela. Dias antes disso, saiu pra comprar CINCO metros de tecido de algodão pra forrar o tal painel. Resultado: ela ficou com preguiça. Hahahahhaha
    Vou mostrar seu tutorial pra ela 😛

  5. Ai que lindo Rê!
    Não só a moldura, mas o post muito fofo e super explicativo! Adorei!
    Vou tentar fazer, mas eu não sou muito boa em habilidades manuais então acredito eu que vai ficar péssimo, hahaha!

    Beijokas!

  6. Adorei *0*
    vou faaazer, e vou colocar spikes, ou outro tipos de enfeitinho ^^

    Uma dúvida:
    Eu já usei termolina, é realmente boa para não desfiar, porém fedia MUITO (fedor de podre não de tinta/verniz/cola), será que estava estragada ou ela fede mesmo? Cadê sua amiga pra responder (por favor) ?

    Beijo! Apenas um Hobbie

  7. Exatamente o post que estava esperando!!

    Afinal eu adoro um papelão *abafa* fico disputando com meus gatos porque adoro usar pra fazer várias coisas, acho um material tão prático, tão sustentável, tão tudo <3

    E o tuto ficou ótimo, já to aqui pensando em fazer molduras diferentes com formatos inusitados pra dar uma incrementada na parede…

    bjsssss

  8. AMEI AMEI AMEI e bem detalhadinho! Que coisa linda, Re, obrigada por ensinar pra gente <3 Já compartilhei esse post e favoritei no coração! O tecidinho que vc escolheu é MUITO fofo!

  9. Amei tudo e fiz os passe-partouts sem a parte de trás, tendo que comprar um porta retrato de madeira. Vou testar, claro!!!

    Para quem for usar tecido, minha sugestão é: passe termolina leitosa no tecido inteiro e deixe secar de um dia par ao outro. ele ficará durinho como um papel cartaz e não desfiará. A termolina leitosa parece uma cola branca diluída, mas nao deixa brilho como a cola (eu prefiro o acabamento fosco da termolina). Um tubinho custa cerca de 5 reais e dá para impermeabilizar um pedaço bem grande de pano.

    Beijooooo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *