Blogagem Coletiva: o que é e como participar!

blogagem-coletiva-oque-e-como-participar

 

Há algum tempo participo de blogagens coletivas ( a minha primeira foi quando fiz parte do Tudo de Blog da revista Capricho, alguém lembra?) e toda vez que posto alguma aqui, alguém pergunta o que é e se pode participar.

 

blogagem coletiva é um tipo de “postagem coletiva”, onde um blogueiro/grupo estabelece um tema e convida pessoas para postarem sobre o tema que foi escolhido. Geralmente, numa mesma data ou período de tempo.O mais bacana das blogagens coletivas é ver um mesmo assunto sob a visão de várias pessoas diferentes, cada um ao seu jeitinho.

As blogagens coletivas também são excelentes para aquelas fases de pouca inspiração para postagens no blog, além de uma oportunidade para conhecer mais blogueiros e fazer novas amizades com ideias em comum. A Sam, do blog A Vida Quer, tem um post bem interessante sobre o que é uma blogagem coletiva, vale a pena ler!

 

Algumas blogagens coletivas que participo:

 

Blogueiros de Raiz: grupo criado no Facebook pela Victoria para que blogueiros das antigas pudessem se reunir e opinar diversos temas para as postagens coletivas. Possui sistema de button random, que você pode se inscrever aqui, mas precisa ser um participante ativo das blogagens e colocar o button no seu blog também, como nos blogs de antigamente! Todos podem participar, desde que tenham um blog.

 

Blogagem Coletiva de Esmaltes da Fernanda Reali: O que mais amo nesta BC da Fernanda é a união de duas coisas que gosto muito: esmaltes e temas do cotidiano. Para participar você precisa gostar de pintar as unhas (rs) e ter alguma câmera (celular ou câmera normal). Veja todas as postagens e temas anteriores clicando aqui.

UPDATE: A Blogagem Coletiva de Esmaltes chegou ao fim após 3 anos de sucesso, porém com uma novidade: agora a proposta é fazer posts semanais sobre suas impressões da semana: o que você viu, sentiu… por mais simples que seja. Mais informações clique aqui.

 

Blogagem Musical da Dani Moreno: adoro tudo que envolve música, então sou apaixonada por esse tipo de BC. A Dani, do blog Moça de Família, escolhe um tema toda semana e você posta suas músicas (que pode ser video do Youtube ou criar uma playlist como fiz neste post) escolhidas de acordo com o tema. É bem divertido ver as escolhas dos blogueiros e expandir sua biblioteca musical :). Você pode particopar do grupo no Facebook para saber sobre os próximos temas clicando aqui. Todos podem participar.

 

Blogagem de Fotos da Dani Moreno: A BC de fotos da Dani também é semanal, e para participar você precisa postar fotos de sua autoria, de acordo com o tema escolhido, de celular ou câmera normal. Você pode participar do grupo no Facebook para saber os temas das próximas blogagens clicando aqui.

 

Blogagem Coletiva Volta, Mundo Blogueiro!: a BC do Volta Mundo Blogueiro, nomeada Ideias Coletivas era uma blogagem que posteriormente era transformada em um zine, como você pode visualizar aqui. Atualmente não há blogagens coletivas Volta, Mundo Blogueiro! em aberto, mas elas voltarão em breve!

O mais importante das blogagens coletivas é participar de coração e sem obrigação de “apenas postar”, pois é uma opção para unir ainda mais a blogsfera. Link sempre no post o autor da blogagem, para que outras pessoas tenham conhecimento e também possam participar e assim aumentar o círculo blogueiro.

 

Não gostou de nenhum tema e quer criar sua própria blogagem coletiva? Junte os amigos, crie temas originais ( vale dar uma pesquisada antes para não fazer temas repetidos, seja criativo!)  e mãos à obra!

E aí, você participa de alguma blogagem coletiva? Qual? Tem interesse em participar de alguma?

  • tamires borba

    Que legal!!! Adoraria participar... Acredito que deve ajudar muito naqueles momentos onde a criatividade nos abandona rsrsrsr . Eu amei o post... Se alguém aqui tiver algum grupo que eu possa participar... me marquem... Eu tenho um blog a anos... E adoraria participar... >>>> http://opiniaofeminina1.blogspot.com.br/

  • Amelia Longo

    Ótimo texto! Conheci a BC a pouco tempo, achei uma ideia legal e estou buscando grupos. Tenho um blog pessoal, onde posto algumas fotos de minha autoria. Estou querendo levar a sério e investir nele, mas cada vez que me esforço pra fazer algo bom e não vejo reconhecimento nenhum, me tira todas as esperanças de continuar seguindo e levar pra frente...

  • Sabrina Galdino

    Bacana, irei participar também! http://universopraticofeminino.com

  • Ben Oliveira

    Postagem bem bacana! Às vezes, vejo algumas postagens coletivas e fico com vontade de participar! Abraços

  • Chris Ferreira

    Oi Rê, eu amo a BC de esmaltes da Fernanda. ALém de ter parado de roer as unhas graças a essa BC, foi lá que eu fiz grandes amigas. Também participo das BDs da Dani. O legal é participar de coração como você falou. Outra que eu adoro é a Pequenas Felicidades da Rita. Uma ótima semana pra você beijos Chris Inventando com a Mamãe

  • Martika

    Eu bloggo a muito tempo mas somente este ano 2014 vou entrar nessa onda!

  • Neli Carpinter

    Eu voltei a blogar a pouco tempo e tenho participado das blogagens coletivas do kakau com limão e to gostando. Vou olhar esses que vc recomendou. Bjus

  • Erica

    Oi, Re Eu faço parte da blogagem coletiva das mães internacionais, que é um grupo de mamães brasileiras espalhadas pelo mundo. O grupo ainda está de pé, mas as blogagens foram interrompidas, o que é uma pena, já que era bem legal conhecer as diferenças mundo afora :) Mas como adoro inventar moda, faz pouco tempo criei o SOS Decor, uma equipe que lança temas mensais pra um DIY Coletivo, que está ficando mais bacana a cada mês :) - aliás, estamos aguardando sua estreia! rsrsr Beijos!

  • camila lacerda

    Muito bom post Reh, eu mesma tinha dúvidas :)

  • Juliana Sena

    Oi, tudo bom? Quero participar das blogagens coletivas do rataroots. Já faço parte, divulgando o button na minha página / blog mas, quero fazer parte das postagens. Poderia me ajudar? Obrigada.

  • Amanda Souto Maior

    Já faz um tempo q queria te perguntar como participar, pois sempre vejo vc nelas, , as achava que rra tipo uma panelinha e ninguém mais entrava hehe. Queria participar de alguma, pois queria me inturmar mais com os outros blogueiros, mas queria algo que tivesse alguma relação com o meu blog ne? =/ Bjs

  • Nina

    O sonho da minha adolescência era participar do Tudo de Blog da Capricho, haha, eu adorava! Nunca consegui, acho que eu nem tinha blog na época, aliás. Já participei de blogagens coletivas, mas a minha procrastinação sempre foi maior e eu nunca fui lá muito boa em lidar com temáticas. Começo adentrando o tema, mas aí fujo completamente do assunto. Ainda acho uma ideia interessante. Só que não é pra mim. Abraços.

  • jhessy

    Sempre quis participar de um BC, mas nunca me planejei direito... Vou ver a qual me encaixo o blog da Kakau também tem umas bem legais!

  • Nicolle

    Gostei muito da ideia. Não sabia que ainda tinha esses tipos de grupos..., fiquei com vontade de participar de alguns, hihihi. Valeu pela dica :3 xo

  • Juliana Amado

    Eu descobri isso na prática com o DIY Coletivo, e estou amando. Porque é uma coisa da minha "área" e além de postar, temos que criar algo e tem sempre umas regras... tem sido bacana colocar a cabeça pra quebrar... e às vezes a gente fica tentando adivinhar o que o outro vai fazer, é bem bacana. Beijos.

  • Gislei Brasil

    Achei uma ideia maravilhosa, algo novo pra mim. Este artigo foi de muita utilidade!! >< ― www.quasemeianoite.com

  • Mariana Cruz

    vitrolinha sempre tocando no meu coração (hahahaha foi podre mas eu não podia deixar de fazer esta piada horrível) muito obrigada por seu post! agora eu realmente entendi o que é uma blogagem coletiva! o volta mundo blogueiro eu já participo, mas não sabia que tinha esse tipo de postagem nele tb :) bjinhus

  • lilian

    eu tenho o banner do rotaroots mas nem sabia desse grupo no facebook e não consigo acessar diz que não existe, mas adorei a ideia estava até pensando em fazer o mesmo no meu blog mas me falta criatividade.

  • Cris

    Adoro postagens coletivas <3 Eu participo da postagem coletiva do Volta, Mundo Blogueiro! <3 e participava da do Beletristas, mas tive que parar por conta da faculdade, agora que acabou posso voltar ;D Vou ver se me inscrevo/participo de alguma aí, é muito gostoso participar! <3 Beijos! =**

  • Luana Vilha

    Adorei sobre as postagens coletivas, sempre pensei que esses grupos fossem fechados, mas agora sabendo disso eu vou me inscrever, sempre dou muitas risadas com os posts coletivos

  • Luly

    Eu só participei de uma Blogagem Coletiva do Grupo Blogueiros de Raiz, mas ainda vou participar mais, hahaha Eu acho ótima a ideia, principalmente quando a coisa acontece sem a obrigação. Você vê o tema, se interessa e quebra a cabeça pra colocar em prática: é a melhor parte de ser blogueiro, acho que os melhores posts saem assim!!!

  • Renata

    Adorei o post. Eu quero participar do rotaroots, vou ver se consigo! *-* Beijo, Rê! Reenoceronte

  • Karolina Malaguetta

    Adoro fazer BC, o meu único problema é o tempo, as vezes não tenho tanto tempo para escrever... Adoro a BC musical do Moça de Família, eu acompanho todas! =) bjus Rê <3

  • Rani

    Oi! Adorei o post, sempre tive curiosidade de saber mais sobre blogagem coletiva. Eu participava de algumas quando tinha 13 anos (e o mundo blogueiro era diferente), mas fiquei muito tempo sem blog e nunca mais havia visto nada sobre. Gostaria de participar de alguma, como faz?

    • mulhervitrola

      Oi Rani, só clicar nos links que estão no post, e participar!

  • Raquel Ramos

    Oi Renata, achei ótimo o teu tema. Claro e objetivo. Participo de algumas BC é bem interessante mesmo. Mas sempre como participante e não como " anfitriã ". Como observadora teria algumas sugestões a fazer que podem soar como crítica. Vou desenvolver o tema com cuidado, pegando a tua idéia. Antes de publicar mandarei para vc ver se aceita que eu cite o teu link. Ok. Um grande abraço. Raquel

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *