Porque você deve postar menos no Facebook – e mais no seu blog

Eu dei um grito mental de desespero ao me dar conta que, já estamos no dia 7 de janeiro e eu ainda não havia feito o post de 2014. Nem a retrô-expectativa saiu (que uma hora, sai), e fiquei com um cadinho de peso na consciência. Eu não me cobro para fazer posts no blog, mas sabe… eu adoro folhear meu próprio blog vez ou outra (vai, sou narciso-blogueira, admito) e ver posts antigos, matar saudades. Ou quando quero, ou preciso,  mostrar algo para alguém, é fácil e  prático usar a busca e mandar o link, por exemplo. Diferente do Facebook, que engole postagens ou só é possível uma busca após perder alguns minutos fuçando a linha do tempo.

 

Ultimamente, percebo que postamos tanto no Facebook, que só depois nos damos conta que lá não dá para usar uma busca eficiente, ou que ele é algo “nosso”. Há algum tempo, eu já havia comentado que sentia falta de fazer posts curtinhos e com mais frequência por aqui, como eu fazia no início do Mulher Vitrola. E sei bem que não mais os faço pois, confesso: cedi aos encantos e facilidades do Facebook. Porém, nesta fase que ando pensando mais que fazendo, cheguei a conclusão que dá para deixar todo mundo feliz: posso muito bem fazer ambos. Assim, mantenho aqui no blog um registro meu, e no Facebook, para quem preferir acessar por lá. Aqui é meu, faço backup, carrego para onde eu for. Lá é do tio Marquinho… vai que ele cansa da gente e resolve deletar tudo? Fazer um Facebookicídio (ou seria Facehomicídio?). Lembrando que ainda não existe uma maneira de fazer backup das usas postagens do Facebook… vai que, né?

 

Não gosto muito de “metas”, mas vamos lá: este é um caso à parte. E uma das poucas metas que quero alcançar em 2014 será tentar manter por aqui a maior quantidade possível de registros da vidinha dessa que vos escreve. Não é um promessa, mas é uma tentativa… que não custa dar início. Como já dizia Dorothy, “não há lugar como nosso lar“, e aqui é a minha casinha de pensamentos escritos, que jamais devo abandonar 🙂 E aí, você blogueiro: como lida com isso? Também achou que o Facebook roubou um tico a atenção que você dava ao seu blog?

 

Para ler também: Por que eu ainda não saí do Facebook, por Thais Godinho e Antes de abandonar seu blog pelo Facebook, conte até cinco, por Denis Zanini.

 

 

ar137952971765859

 

  • Liêda Alves

    Tive que compartilhar com minha Filha, falo sempre para ela que não deve postar tudo no Facebook já que o mesmo não é diário.

  • Danuza Sales

    Concordo plenamente com tudo que você falou. Parabéns pelo Artigo.

  • Kawã

    Não acho que no meu caso (que pode ser considerado à parte) o facebook mude a minha relação "Blog/Escritor", até porque trato os dois como coisas totalmente diferentes. Uso o Facebook apenas para conversar com pessoas e vez ou outra para postar algum vídeo/foto, e no blog, eu escrevo, me expresso, faço planos, eu faço muito mais! É quase que um "querido diário", gosto de registrar tudo que me acontece pra mim mesmo primeiramente, e para os leitores do meu blog. Não gosto nem de divulgar meu blog no facebook, pelo mesmo motivo que a Alice Farias falou ali em cima, tem pessoas que simplesmente não sabem aceitar minhas opiniões, coisas que penso, falo e enfim... Causaria muito transtorno se toda a multidão do meu facebook visitasse meu blog, seria motivo até motivo de conversas e fofocas familiares hahahaha, posso estar exagerando, mas imagino assim :P Mas, cada caso é um caso certo?! hahaha

  • Monalise

    No facebook eu sou eu, não criei página justamente pra não misturar as coisas. Também não divulgo muito meu blog por lá pois tenho uma galera fiel que sempre comenta nos posts e eu também faço questão de comentar no blog deles. Enfim, Facebook é legal, mas ultimamente to preferindo o instagram.

  • Alice Farias

    Oi, Rê! Sinceramente, adoro tanto ler sobre minhas amigas blogueiras, eu fico visitando direto pra ve se tem post, e agora que voltei a blogar de novo é que da vontade. O facebook realmente tirou muito o foco dos blogs, esse é um dos motivos que não divulgo o meu lá, e também pq tenho pessoas que não queria que soubesse das coisas que penso e faço e falo no blog, tipo uma "auto defesa". Mas eu adoro, adoro ler e saber como foi a semana, ou a viagem que fez, ou o livro que comprou e está lendo, me sinto próxima mesmo estando tão longe! Bjinhos!

  • Neli Carpinter

    É verdade! As redes sociais fizeram com que muitos abandonassem os blogs e isso é uma pena porque o blog tem um toque todo pessoal e é muito gostoso vc navegar por ele e conhecer mais as pessoas. Já o face é aquela coisa engessada q td mundo tem igual, daí vc passa pela sua timeline lê o que interessa e só. Eu também tinha abandonado o blog, mas estou como vc, tentando ser mais assídua. Bjus

  • Vanessa Oliveira

    Rê, te entendo muito!!! O facebook rouba muito do nosso tempo!! Eu estou aprendendo a blogar, tô engatinhando, mas prefiro o blog para postar ideias e projetos, faço todo domingo a programação das postagens do face, para não perder tanto tempo, não sei você, mas eu entro para mandar uma mensagem, e depois de cinco horas, percebo que nem mandei a mensagem ainda, então, decidi que vou usar o facebook com parcimônia, para produzir mais e perder menos tempo!!! Continue com seu blog, amooo suas postagens, às vezes sumo por causa do bebê, mas adoro visitar cada um dos blogs que eu gosto e o seu é um deles!!! Sem contar que você é uma fofa!!! Beijo e um ótimo 2014, viu?

  • Elisa Alecrin

    Sou narciso-blogueira também. Geralmente eu tento manter meus registros em agendas e caderninhos. É muito difícil, mas tento não colocar tudo no Facebook. Complicadinho, mas a facilidade de lá acaba fazendo a gente ficar meio preguiçoso com o blog e tudo mais. rs

  • Leanne Tavares

    Morro de saudades do meu blog, e sei que o facebook e o instagram me roubaram... Com a praticidade de usar os app no celular, acabei abandonando meu canto. Esse ano fiz duas postagens e estou me sentindo poderosa... Vontade de nunca mais largar. Amei seu layout! Muito lindo! Beijos

  • Anna

    Ai, nunca consegui usar o Facebook pra compartilhar amenidades. ATé tenho vontade de vez em quando, queria escrever coisinhas que não renderiam um post inteiro, mas o que me incomoda no Facebook é gente desnecessária sabendo da minha vida e mesmo com os controles de privacidade, me sinto muito exposta. Ok que qualquer um pode acessar meu blog, mas a ilusão de que as pessoas malas do meu Facebook não sabem do blog me conforta! Aguardarei ansiosa pelo seu retorno :) beijos!

  • Noris

    Eu ando decepcionado com o Facebook, por causa dos alcances de posts e pela quantia de tempo que ele nos rouba sem nos darmos conta. Decidi diminuir o tempo que passo ali para gastá-lo em outros projetos. Este ano comecei mais focado em escrever e empreender, deixei a preguiça lá em 2013 \o/

  • camila lacerda

    Um tema muito bom, mas eu ainda não acho que troquei um pelo outro rs fico sempre no face, mas quase não posto lá xd então meu blog está em 1º lugar :)

  • Meninaaaa, eu realmente estava estranhando sua ausência e sentindo falta dos teus posts. Ah e só pra registrar, eu também olho postagens minhas antigas kkkkk adoooro!!! Bjs e feliz ano novo cheio de posts legais, seja no face ou no blog kkkkk

  • Chell

    Uia, tamo aqui no aguardo dos posts! e eu também gosto de ver meus posts antigos rsss

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *