Ideias/Sites/Blogs que me ajudaram a organizar minha vida blogueira

Na internet, uma das coisas mais praticadas é a troca de informação. Mas tanta troca de informação também precisa de organização, não é mesmo? Percebi que em 2013 eu consegui dar conta, mas tudo de um jeito muito corrido e atarefado, e decidi que em 2014 gostaria que fosse diferente. Por sorte, tenho contatos e acompanho sites que estão sempre com boas dicas. E mal começou o ano, ter colocado em prática essas dicas já tem mudado de maneira absurda minha vida, até mesmo financeiramente. Então, quero compartilhar com vocês também as coisas que tem me ajudado, pois o que é bom pode e deve ser compartilhado!

 

Fazer uma lista de posts que pretendo fazer no blog: Sempre insisti na ideia que, se eu tivesse uma boa ideia para um post, era só mentalizar sem anotar que eu não esqueceria depois. Claro que nunca deu certo, né? E haja blog em pausa depois por falta de ideias (não anotadas) do que postar…  Por conta disso, passei a deixar um caderno na minha mesa de trabalho (e também deixarei em outros cômodos da casa, inclusive no banheiro, haha!) e anoto todas as ideias de posts que me vem à mente. É incrível que em apenas uma semana eu consegui fazer uma lista com mais de 15 itens! Agora raramente faltará assunto para postar no blog :). Vale anotar tudo: sugestões, memes que te marcaram, inspirações de outros blogs… o importante, é anotar!

 

ideias-para-posts

Criar receitas de postagem no IFTTT:  A Viviane comentou comigo sobre esse IFTTT e tratei de procurar do que se tratava. Foi paixão à primeira vista! O IFTTT é um site conectado às suas redes sociais que gera “receitas” para facilitar sua vida online, por exemplo: você pode configurar para que toda vez que você postar no Instagram, ele também poste na página do seu blog. Ou poste um rascunho no seu blog toda vez que você postar no Facebook. Ou toda vez que você favoritar um item no seu e-mail, ele enviar para uma pasta no Evernote (e assim por diante). A possibilidade de receitas são muitas, e vai depender da sua necessidade. Ajudou muito com questão de tempo, já que configuro ações que irão me poupar de um trabalho a mais. Sensacional! Uma pena ainda não ter aplicativo para Android.

 

Utilizar o Plugin do Evernote para Chrome para salvar artigos, imagens e trechos, para ler mais tarde:  Eu sequer sei explicar porque eu tinha o Evernote instalado há tempos no celular e nunca utilizava. Agora quando quero salvar algo para uso posterior, ou para ler depois, já mando automaticamente para minha conta do Evernote, utilizando um do plugin do Chrome, e ainda posso acessar tudo que salvei no pc ou no celular (IOS e Android).

 

Acompanhar o #Orgblog da Sernaiotto: O #OrgBlog é uma série de posts semanais criado pela Paloma, aka nossa Lominha, para ajudar todos os tipos de blogueiros, iniciantes ou não. As dicas são valiosíssimas, e eu considero até mesmo leitura obrigatória, já que se trata de lições simples e de fácil entendimento, de blogueiro para blogueiro! A série contará com 25 posts e um bônus, e todo o conteúdo dos posts anteriores está disponível aqui. Os posts da Loma tem me ajudado muito, com dicas que saíram da mesmice e que me ajudaram muito a organizar minhas ideias acerca do blog.

 

Sernaiotto-ORGblog-Aprimorando-seu-blog-em-25-passos-e-um-bonus
 

Fazer listas no Feedly: desde que o Google Reader faleceu, alguns blogueiros migraram para o Feedly. O Feedly é uma espécie de leitor RSS, onde você pode organizar os seus blogs favoritos em categorias e receber atualizações assim como o antigo Google Reader, basta clicar em “Follow”. O legal é que ele também dá sugestões de blogs semehantes aos que você tem adicionado na lateral, favorecendo aumentar seu círculo blogueiro (agora não tem reclamação, hein? tem blog para todos os gostos!). Ah, o Mulher Vitrola está lá, ok? O Feedly também possui aplicativo disponível para IOS e Android 🙂

 

Organizar no Facebook as fanpages de blogs que gosto: Embora eu tenha muitos amigos e siga muitas páginas no Facebook, eu sempre organizo o que vou receber, uma maneira prática que arrumei de seguir e compartilhar somente coisas com de quem tenho interesse e não perder tanto tempo por lá (rs). Mas uma outra super útil é organizar as páginas de blogs que você segue, pois algumas fazem conteúdo diferenciado para o Facebook e você fica sempre “por dentro”. A Isa, do Delineado Gatinho, explica tudinho neste post. Molezinha!

 

 

Bem, é isso! Espero que gostem e que estas informações ajudem assim como me ajudaram 🙂

Para ler também: Blogagem Coletiva: o que é e como participar
 
 

  • Débora Delgado

    Eu sou suuuuuuper desorganizada! Vou seguir essas dicas, porque nossa... esse post foi um achado tá! hahahaha Amei e vamos ver se vai melhorar mesmo ;) Beijos

  • Diego Savanocci

    Suas dicas fazem muito sentido, irão me ajudar bastante, tornando minha vida bem mais simples haha Acessem o meu blog http://www.dhivando.com Beijos <3

  • Laíze

    Muito obrigada por partilhar essas dicas, estava msm me sentindo um pouco perdida com relação as muitas tarefas de quem quer ter um blog bacana. Seu post vai me ser mt útil.

  • Laysa Diniz

    Interessante o post gostei mesmo, estava precisando de algumas dicas.

  • Mara Carolyne

    Nesse momento futicando tudo do Ifttt Acho que vai dar bossa isso hein..rs Brigada pelas dicas!! Bjs

  • Isa

    Oi Rê, amei o post, vou fazer isso, mas vc poderia fazer um tutorial ensinado a fazer essas frescurinhas lindas na sidebar? É que sou iniciante, e gosto muuito do seu blog, beijos :) http://aquela-meninali.blogspot.com.br/

  • natalia das luzes

    Acho que definitivamente, 2014 é o ano de trazer o Evernote pra minha vida, rs Bjim!

  • Chris Ferreira

    Oi Renata, eu sempre faço a minha lista de ideias para post. Ando com o meu caderninho pra cima e para baixo. Adorei as otras dicas. Já visitei todos os posts da Paloma e já divulguei. Muito obrigada por compartilhar essas dicas tão preciosas. beijos Chris Inventando com a Mamãe

  • Juliana Marotti

    Adorei essas dicas. Sou uma ~blogueira~ super desorganizada. Até as tags do post eu fico com preguiça de colocar e aí aquele plugin de posts relacionados fica todo cagado. Mas pretendo mudar isso em 2014 e anotei todas as suas dicas. Vou tentar colocar em prática. Beijos

  • Paula A.

    Amei as dicas, Rê! Algumas eu já colocava em prática, outras estava pra fazer a tempos (tipo a de anotar temas pra posts) e nunca comecei. Indico também um plugin que descobri esses dias e está me ajudando muito: edit flow. Você pode categorizar os posts entre "pronto, rascunho, precisa de revisão, etc" e o plugin cria um painel na página inicial do dashboard do wordpress, o que facilita muito a visualização. Sempre me perdia nos milhares de drafts interminados, agora fica tudo ali na minha cara, me julgando até eu terminar os posts. XD

  • Chel Lima

    Adorei o seu post! Do que você falou, só conhecia o feedly, isto com certeza é uma mão na roda, <3 ótimas dicas! Beijão

  • jhessy

    Eu sigo o Orgblog da Lominha e realmente tem me ajudado muito! Preciso parar e verificar todas as dicas pois estou meio pedida com os blogs que eu sigo, como são muitos eu acabo esquecendo de alguns quero verificar esse Feedly. Ótima dica!!!!

  • Neli Carpinter

    Adirei o post e já vou começar a por em prática algumas dicas. Bjus

  • Garota Carioca

    Boas dicas, querida! Eu tinha um caderninho para anotar ideias de posts e outras coisas relacionadas ao blog, mas confesso que ele anda abandonado... acho que vou começar um novo para 2014! :) Beijos! Clá

  • Anny

    Tem gente que pensa que ser blogueira é fácil. De fato, é, mas se o objetivo é fazer um bom blog, dá trabalho sim! Esse post é muito bom e a coleção de posts da Sernaiotto também são ótimos! Estava acompanhando já fazia um tempinho. Suas dicas também foram muito legais, Rê. Sabe que faz parte das minhas inspirações, né? Beijo!

  • Angélica

    Esse post parece ter sido feito pensando em mim: que quanto mais tento me organizar, mais desorganizada eu fico ><' O IFTTT eu já conhecia, mas confesso que nem fazia idéia de que ele tinha tantas funções assim! Organizar as fanpages no Facebook é outra coisa que faço, mas que nunca sei se está bem feito! Rs...

  • camila lacerda

    PERFEITO REH *-* Vou salvar seu posts e semana que vem estudar \o já que vou viajar...

  • Reghiane

    Adorei as dicas com certeza mudarei muito ! Esse ano tenho Muitas coisas para realizar e me ajudou muito vizinha !!! Qualquer dia vou a Ubatuba para nos conhecermos !!!! Um abraço

  • Simone

    Adorei as dicas, Rê! São mt valiosas. Já estou conferindo os 25 passos e pensando em onde anotarei as ideias para postagens futuras. Acho que será no celular. Rs Bjus e carinhos, fica com Deus

  • Dani Danczuk

    IFTTT é amor! Uso ele pra atualizar fanpage do @loveid quando atualiza o tumblr. Também pra atualizar meu twitter pessoal com algumas coisas do @loveid :D E ainda pra salvar minhas fotos do instagram no box. Ah, e abandonei o flipboard por conta de umas coisas que não gostei depois que o reader mórreu, e passei a usar o feedly. Estou gostando dele :)

  • Lucas Maia

    Que dicas boas, Re! Essa de anotar em um caderno as ideias, já comecei a fazer. Assim fica melhor de se organizar. Esse ano quero está mais presente no blog, porque ano passado devido a faculdade, eu só postava devido o projeto fotográfico no qual participo. Nem ler direito, eu estava lendo. Beijos!

  • Bianca

    Adorei o post, me ajudou bastante! ^^ Beijos

  • Zilah

    Darei uma espiadinha em tudo :) Conheci o Feedly recentemente e amei, acho que foi pelo fato de ele ser o mais parecido com o Google Reader e ter uma forma bem legal de organização! Caderninhos sempre foram essenciais pra mim, acho que é meio caminho andado ter todas as tarefas do dia ou da semana anotados. Essa semana comecei bem timidamente posts com dicas para blogueiras, uma coisa que pretendo fazer mais vezes já que sempre me perguntam muito e esse seu sobre organização vai me ajudar. Tô precisando muito no momento hahaha Um beijo

  • Mari Gomes

    Nossa, eu preciso mesmo me organizar quanto ao blog. Já estou feliz por mantê-lo atualizado - na medida do possível, é claro -, mas preciso estabelecer uma rotina, uma ordem. As dicas da Paloma são ótimas mesmo, dei uma lida essa semana e vou tentar colocar em prática. Beijocas ;)

  • Aninha

    Re, que post maravilhoso! Seguirei todas as dicas *_* Eu não tenho costume de ler RSS. na verdade, eu assino as news do blog e recebo por e-mail quando um post é publicado (tipo o seu, fiquei sabendo do post novo por e-mail, haha). Eu começarei a utilizar o Freedly e o IFTTT. Eu uso o Networked Blogs para integrar posts com o facebook e twitter, mas parece que este é muito mais completo! Obrigada pelas dicas! Adorei! ♥ Beijos!

  • Rafael Noris

    Que dica maravilhosa essa série de posts do ORGBlog!!! <3 <3 <3

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *