Desculpa uma ova!

Hoje eu pedi desculpas.

Você pede muitas desculpas? Eu peço. E é automático: às vezes alguém esbarra em mim na rua, eu me viro e peço desculpas. Depois fico me perguntando: “ué, porque eu fiz isso?

Pedir desculpas parece algo que virou parte automática do meu vocabulário. Desculpaê.

 

“Estou me sentindo muito mal hoje, não poderei ir. Me desculpa?”

“Fiquei muito mais atarefada do que eu imaginei,  desculpa mesmo…”

“Eu não sou capaz de fazer isso… me desculpe!”

 

Até quando?

 

Hoje fui levar algumas encomendas e na hora de pagar, pedi para passar em dois cartões diferentes (quem nunca?). A atendente ficou brava, disse que eu devia ter avisado antes, então, e que ela teria que cancelar a compra e refazer todo o processo. Tudo isso sob o olhar dela amaldiçoando minhas 3 próximas gerações de cartões.

Pedi desculpas. Uma vez. Duas vezes. E finalizei a terceira frase com “desculpa mesmo, eu não sabia“.

Saí de lá envergonhada, pensando no quanto eu tinha chateado aquela moça por um erro meu. Virei a esquina, fui conferir as notinhas e ela havia passado os valores errados nos cartões.

 

DESCULPA UMA OVA!” – falei para mim mesma deixando aquela antiga “eu” que pede desculpas por tudo na esquina anterior. E não pego mais de volta!

 

  • Bia

    Acho que vc nasceu no Canadá e não sabia! hahaha, a galera lá gosta de pedir desculpas pelos outros... As vezes peço desculpas, as vezes não, acho que vai muito do meu humor!! As vezes prefiro não olhar pra cara das pessoas mesmo, evitar contato hahaha #antisocial. Mas é assim mesmo, automático. Bjus!!

  • Roberta Ferreira

    What!? Ai não. Desculpa tem limite. Eu acho que já ia começar me estressando pelo fato da mulher atender mal. Pq mesmo que ela tivesse que cancelar, eu que já trabalhei com atendimento ao público sei que não se deve descontar no cliente. Ai, me estresso logo. Não estamos fazendo favor pra ela :P Sou meio (muito) orgulhosa quando se trata de pedir desculpa. Principalmente com meu marido. Mesmo eu estando errada. - shame! Acho que só pedi desculpa pra ele uma vez :)

  • Jess

    sou igual você. me desculpo por tudo e isso é horrível. felizmente nunca vivenciei essa situação. mas deve ter sido frustrante.

  • Alessandra

    Rê, eu peço desculpas quando esbarro porque acho a coisa educada a se fazer... Mas pra outras coisas não tô nem aí, quando derrubo/desarrumo alguma coisa me desculpo, mas acho que sou bem cara de pau mesmo hahahaa e ela tava de mau-humor e não queria fazer o trabalho, a culpa não é sua! No comércio - seja produtos ou serviços - isso acontece... Uma vez fui alugar um carro e tive que dividir o bloqueio em TRÊS cartões diferentes, é algo super normal! Tem gente que usa até mais! Enfim, sua indignação é certa e chega de desculpa haha beijo!

  • Jade Maranhão

    Tenho essa mania, de pedir mil desculpas por coisas pequenas. Mas com meu marido, por exemplo, raramente peço desculpas. Ou para pessoas para quem tenho muita intimidade... É como se com elas eu tivesse licença para errar. E isso por si só já tá errado.

  • Grazy Bernardino

    Eu peço desculpas, até porque sou um desastre. Mas confesso que diante da situação que você passou eu ia olhar pra atendente e dizer "e eu lá sou adivinha? ". No mercado, geralmente pago com dois cartões (porque bebidas alcoólicas e coisas pro Dominic não passam no meu vale) e confesso que se alguém me olhasse feio já ia soltar fogo! Mas vale muito a reflexão sobre o que estamos pedindo desculpas. Afinal, não é normal geral ser estabanada tipo eu. Beijos

  • Aline Amorim

    Antes de ler esse post eu não tinha reparado no tanto de "desculpas" indevidas que dou por aí...

  • carla nascimento

    Nossa, sou muito trouxa, eu tenho isso também e sempre me arrependo, as vezes é melhor sair de grossa do que sair se sentindo trouxa

  • Alessandra

    Re, eu tambem pedia muitas desculpas, desculpa por vc ter esbarrado em mim, desculpa por não poder dar desconto, desculpa por varios motivos. Mas agora em uma situação como essa iria falar, mas vc deveria ter me avisado antes, quem conhece as regras de pagamento aqui é vc e não eu. mas sem problemas, pode passar de novo, eu aguardo. Enfim, precisamos saber quando e porque pedir desculpas, eu acredito (agora, depopis de muitos anos pedindo desculpas por tudo) que só devemos pedir desculpas quando realmente for preciso. bjs

  • Paula A.

    Te imaginei falando "DESCULPA UMA OVA" e gargalhei alto aqui! xD <3

  • Ana Maria Albino

    Eu peço desculpas por tudo também. Mas é porque me importo. O meu pedido de desculpas acompanha a minha necessidade de ser gentil. É verdadeiro, sincero. Beijo grande Rê.

  • Chell

    Eu na vida. Até se faço algo bom eu peço desculpa. Sei lá, vai que ofende. =/ resumindo, vou juntar os papéis aqui rsss

  • Fernanda Maria

    Pior eu que sou trouxa, sim, trouxa porque enquanto os outros pouco ligam se importam com opinião, ou se gostam ou não delas, se magoaram alguém eu fico ali sofrendo.... E quando digo não me sinto culpada ainda, se não faço o que me pedem, fico remoendo ou seja, trouxa.... Um dia aprendo né. ?

  • Kika Diniz

    Ai Re... sou assim tbm viu!! Mas ando "treinando" uma eu diferente, cansei de pedir desculpas aos clientes por ex. por nao poder dar mais desconto e ainda assim mesmo ser tratada com desdém, agora estou sendo mais direta e confiante e o resultado está sendo bom! bjnhs

  • Cynthia Le Bourlegat

    Re, eu sou assim (já te disse que me identifico muito contigo rs), acho que teria tido a mesma reação que vc teve (embora nesse caso a moça não merecesse nenhuma desculpa). Ando praticando esse exercício, de praticar a gentileza sempre mas saber diferenciar os momentos em que ela não cabe... beijo querida!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *