Chilli Vegano Rápido

é sempre assim: procuro uma receita / encontro mil versões / adapto ao que eu tenho aqui e acabo fazendo a “minha” versão (aka versão mais simples e suficiente para matar a vontade).

fazia uns dias que planejávamos uma comida mexicana, e fui adiando por conta do “doritos”: eu não achava nenhum de mercado sem traços de leite e estava com preguiça de fazer a versão caseira. encontrei essa receita no canal das viewganas mas já vou logo avisando: é chata de fazer, embora fique muito gostoso.

a receita abaixo é do tal chilli. a versão tradicional é com feijão e carne moída, mas se você caiu aqui de paraquedas, aviso: sou vegana, por isso a versão é com PTS.

ficou muito bom e fizemos bem rápido. o mais demorado são os nachos mesmo, mas valeu a pena pois juntos, eles são uma dupla imbatível!

Chilli Vegano

Chiili vegano: pros apimentados e ousados!

Ingredientes:

  • 2 xícaras de PTS (proteína de soja texturizada) hidrata e bem escorrida. No mercado já existem marcas de PTS não-trangênicas, caso seja do seu interesse. Se você não sabe como hidratar a PTS, recomendo esse vídeo aqui.
  • 1 lata de tomate pelado em cubos ou um sachê/uma xícara de molho de tomate da sua preferência
  • 1 tomate picado
  • 1 cebola grande picada
  • 3 dentes de alho picados
  • Meio Pimentão picado (pode ser verde, vermelho ou o amarelo)
  • Molho de pimenta de sua preferência ou pimenta picada (eu usei o molho SRIRACHA)
  • 2 xícaras de feijão jalo cozido e escorrido (pode ser feijão vermelho ou outro que você tiver/encontrar no mercado, desses de caixinha mesmo.)
  • 1 colher (café) de cominho
  • Fumaça em pó ou líquida a gosto (opcional)
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

  • Numa panela, comece refogando a cebola e o alho no óleo ou azeite, até dourarem levemente.
  • Adicione a PTS já hidratada e adicione o sal. Refogue bastante.
  • Dê 6 borrifadas de fumaça líquida ou 1 adicione colher (sobremesa) de fumaça em pó
  • Acrescente o molho de tomate e um pouco de água (cerca de meia xícara), se necessário. O molho precisa de um tempo para incorporar então talvez seja necessário adicionar um pouco de água.
  • Acrescente o pimentão e o tomate
  • Adicione o cominho em pó, a pimenta e verifique o sal.
  • Acrescente o feijão cozido.
  • Deixe tudo ferver em fogo baixo até que o “molho” esteja grosso, mas cuidado para não queimar no fundo. Vá mexendo levemente vez ou outra.
  • Por último, adicione a salsa picada.

Gostou dessa receita? Confira as outras aqui no blog ou nos meus destaques no Instagram!

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