Na Cozinha

Chimichurri: O melhor tempero do MUNDO!

Embora eu tenha o costume de ir à feira com apenas poucos propósitos – comprar o alho maravilha e o feijão delícia na banca do Português  e comer pastel -, eu sempre costumo dar uma olhadinha em busca de alguma novidade: é tanta coisa embalada com tanto capricho que dá gosto de ver. Numa das últimas vezes, um pacotinho me chamou a atenção pela variedade de cores, e uma etiqueta que dizia "chimichurri". Como sou #aloka dos temperos, resolvi levar para casa e experimentar. Já tinha ouvido dizer, mas não conhecia e… céus! é o melhor tempero de longe que já comprei. O vício é tanto que já fiz inúmeras possibilidades com ele: na carne, no churrasco, no frango e a última do final de semana: numa misturinha de manteiga para torradas. Não tem limites para chimichurri! Sais de banho de chimi churri, please!

 

8 maneiras de usar:

1. Para temperar a salada;

2. Nos marinados com limão;

3. No frango ao forno, envolvido com maionese e batatas!;

4. Para as batatinhas em conserva;

5. Nos legumes cozidos;

6. Na omelete;

7. Nas torradinhas com manteiga;

8. Nas carnes de churrasco (principalmente frango)

 

E o nominho é engraçado né? A explicação para  a origem do nome que mais gostei foi que é por causa da palavra basca "tximitxurri", que significa mistura*. E é bem isso mesmo, uma mistureba milagrosa que deixa tudo com um gostinho de comida especial, sem pesar.

 

Fui pesquisar um pouco mais do temperinho maravilha e tem mais coisa nele do que eu imaginava: salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moída, pimentão, louro, pimenta do reino negra e mostarda em pó*. Como ele vem desidratado, pode-se acrescentar azeite e vinagre/limão e fazer uma misturinha, ou usar desidratado mesmo, apenas salpicando às receitas. Gente, eu garanto… sucesso na certa!

 

Na última ida à banca do Português, vi um pacotinho semelhante, porém escrito "tempero para feijão". Ainda não sei o que tem dentro mas né… adivinha se não levei? Depois eu conto se gostei!

 

 

chimi

chimi (a íntima já), a misturinha que fascina (e vicia!). Olha quanta boniteza junta!

 

 

O amor é tanto, que resolvi dedicar uma música pro chimi:

 



 

 

"Eu preciso de você agora e eu sempre precisarei de você
Pare, pois eu realmente amo você!
Pare, eu estou pensando em você.
Olhe dentro do meu coração e permita que o amor nos mantenha unidos"

 

*Fonte: Wikipédia

21 Comments

  • Luciana

    Entendo perfeitamente esse amor….também sou apaixonada…aliás,sabe essas lojinhas tipo empório que vende de tudo,aqui perto de casa tem uma,vende desde produtos nordestinos,tapioca manteiga de garrafa que eu amo,produtos integrais,gente eu amo,amo,amo esses lugares compro de tuso e ainda é barato.Aqui em Sampa tem a zona cerealista,aí sim é pra deixar a dona de casa maluquinha!!!

  • ingrid

    Ahhhh sensacional rÊ!! adorei descobrir q ele eh tao bom pq sempre fico com medinho d comprar qnd vejo no mercado ou feiras!! vou testar por sua causa hein!! hahahah

    e muuuito obrigada pelo elogio as minhas unhas, to adorando essa fase mais curtiinha delas <3

  • Garota Carioca

    Ué, jurava que tinha comentado esse post já… acho que sumiu!!! snif

    Bom, vou comentar de novo: ficou muito bonito o prato, muito colorido, eu queria saber fazer uns temperos e cozinhar direitinho, mas não levo menor jeito pra coisa…

    Beijos!
    Clá

  • Karolina Malaguetta

    Aqui tem desses Rê, eu não sei cozinhar muito bem, então para as coisas ficarem com um gostinho mais agradável sempre invisto nos temperos que já vendem pronto na feira. A única diferença é que aqui eu posso usa-lo assim em pedacinhos ou pedir para moer, ai fica tudo bem fininho e dá para misturar no sal =)

    bjus linda

  • Gisele Christensen

    obs.1: Acredita que consegui sentir o cheirinho desse tempero aqui, só de olhar a foto?
    obs.2: To salivando aqui e preciso dele!! Tomara que na feira aqui da esquina de casa tenha no sábado, pq olha, fiquei LOUCA de vontade! rs….

    bjs
    Gigi

  • Ju Oliveira

    Descobri seu blog recentemente e tenho passado horas por aqui, bisbilhotando em tudo =) Adorei!
    Eu amo Chimi-churri, aqui em casa todos gostamos muito.
    Costumo comprar ele já pronto, engarrafado. Na Argentina compramos de 1 litro, prontinho pra usar no churrasco, salada, etc.
    Nunca vi assim por aqui, desidratado. Gostei.
    Adoro seus posts.
    Bjs!

  • Bárbar

    Vendo seu post me lembrei de uma obsessão EXATAMENTE igual a minha, só que no meu caso o tempero é o Lemon Pepper. Tudo bem que o tempero é exatamente o que o nome sugere (pimenta e limao), mas OMFG comi uma pizza com lemon pepper um dia e desde então comecei a maratona atrás do lemon pepper.

    Achei no mercado um tempero de marca nacional (que nem me lembro mais) que era de ‘pimenta e limão’, mas na verdade era sal grosso com um pouco de pimenta do reino e um sabor de limão beeem escondido. Não era igual 🙁

    Até que um dia fui passear com uns amigos no rio e achei uma lojinha chamada Bombay que tem todos os tipos de temperos que você puder imaginar. E eis que achei o lemon pepper exatamente como deveria ser *-*

    O meu potinho já tá quase acabando, uso pra TUDO (exceto doces, claro). Pra uma não fã de pimenta, esse pra mim é o melhor tempero do mundo!

    Sobre esse que falou, acho que vi um visualmente parecido chamado ‘misturinha’ em algum mercado aqui perto. Na embalagem desse que você encontrou tem os ‘componente’ ou algo assim? Se for parecido com o do mercado experimentarei.

    Beijos Rê!

  • Jhessy

    Meninas, não é que eu também estou virando a louca dos temperos na feirinha. Casei a pouco tempo e tudo é novidade pois não costumava a cozinhar, agora estou conhecendo e comprando tudo que acho bonito vou ver se encontro esse tal ai… O dificil é decorar o nome, né? rsr

  • Andresa Lee

    Oi Re!
    Conheci seu blog ontem e já tô viciada nos seus posts, haha <3
    Nunca ouvi falar nesse tempero (na verdade acho que nem devem vender aqui na minha cidade, viu?), mas, pela composição, deve ficar uma beleza mesmo! Adoro me aventurar pela cozinha (sem sucesso), então quem sabe seee eu achar ele por aqui não vira um aliado? 😀
    E, nossa, ri tanto com a música dedicatória, hahaha!
    Bjos!

  • Meg Dourado

    Sigo seu blog e me identifico muito com as coisas que vc pensa ea maneira de encarar o mundo e a vida até porque tivemos uma história parecida em relaçao á guarda dos meus meninos….enfim outra hístoria Mas voltando ao temperinho tive que comentar!!!pq tbm sou apaixonada por ele entao segue uma receitinha:hidrata ele no limao e azeite e passa naqueles paezinhos pré cozidos que vendem congelados ….nham,nhamm Ah! e leva ao forno,
    bjs muito amor pra vc!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *