Coisas que me fazem sentir mais criativa!

DICAS-SENTIR-MAIS-CRIATIVA

 

Sei que esse parece mais um daqueles posts com dicas que não ajudam em nada, mas pera: é apenas um relato de como sem querer querendo, eu dei de ombros com o fato de acreditar que a inspiração estaria numa prateleira em um único lugar – quando na verdade, ela mais parece com minhas gatinhas: estão por todos os lados da minha vida!

Com o tempo, fui percebendo que, ao invés de me desesperar, eu devia era simplesmente relaxar. Gente, nossa mente prega tantas pecinhas, que olha… nada como o tempo pra gente sacar essas coisas, né não? Tô lendo muito sobre isso também no livro “Foco” (Ed. Objetiva) e realmente tem sido de grande ajuda para mim (ainda que eu tenha u longo caminho a percorrer no que se trata de “foco”, rs)

Então, é isso: essa é a minha pequena listinha do “plim”, mas queria saber qual é a sua também. Me conta o que você costuma fazer, mesmo que pareça maluquice?

 

Vou fazer algum serviço que estou adiando

O armário de potes que pula em cima de mim toda vez que abro e que adio há semanas uma arrumada, me faz pensar tanto quanto nossa pausa obrigatória paras aquelas necessidades, errr… básicas. Sabe? É um misto de raiva, desespero e… ideias. Uma florzinha nascendo numa pequena brecha no concreto, eu diria.

Funciona de diversas formas: faz sua mente divagar por não estar fazendo algo assim, digamos “tão” interessante, e depois dá aquela sensação boa de serviço feito, e, opa: que consequentemente dá um help e é portinha de entrada pra algumas ideias surgirem. Vale a tentativa, viu.

 

Ouço músicas por “mood”

Uma das coisas que amo no Spotify é poder ouvir músicas pelo seu modo no dia: feliz, de tpm, inspirado… essas playlists nem sempre me dão ideias, mas dão a relaxada necessária na maioria das vezes. Cantarolar músicas mesmo que no embromation também deixa nossa alma levinha, levinha. Tenta aí, vai.

 

music-gif

 

Procuro um filme ou série nova para assistir

Não necessariamente uma regra, já que filmes que você já assistiu e que te deu boas sensações também sejam mega válidos! Mas é sempre bom a sensação de novidade mesmo que para algo simples como um filme ou uma banda que você nunca ouviu antes. E ambos valem um post no blog, hein?

Também separo um dia da semana e assisto vários vídeos de canais do Youtube. Todos de uma vez mesmo (só assim para eu assistir… meu jeitinho, rs). Mesmo os assuntos nem tão legais assim, às vezes dá uma ideia do que eu poderia fazer – nem que seja uma ideia totalmente contrária ao que eu vi. O que leva ao próximo item, que é…

 

Crio uma versão minha de algo que já existe

Você já ouviu aquela frase “ninguém faz, do jeitinho que você faz“? Pois é, eu tomei conhecimento dela há pouco tempo e foi tipo um VRUUUU na minha mente.

Só porque algo já existe, não significa que você não pode fazer uma nova versão. Veja bem: não é copiar, é fazer do seu jeitinho, com o seu toque. Uma música, um texto, uma ilustração, uma receita, o que for.

 

Leio postagens antigas do blog

Sempre após escrever e postar um texto, não acho grandes coisas, confesso. Mas ler depois de algum bom tempo parece uma cartinha do seu eu do passado para seu eu do presente.

Já me inspirei diversas vezes assim, vendo alguma postagem que poderia ser repaginada ou ganhar uma continuação. A inspiração nem sempre precisa vir “de fora”, pode estar aí bem pertinho, pertinho. 🙂

red-hands-woman-creative

Peço ajuda aos amigos

Por fim e não menos importante: não se sinta envergonhado de pedir ajuda quando a coisa travar pra valer. Peça palpites dos amigos!

Às vezes a gente fica tão “afunilado” em algo, que nossa visão sobre parece começar a embaralhar, sabe? Nada como um olhar externo para aquele empurrãozinho que te falta. Amigos tão aí pra dar aquela mãozinha nessas horas também.

 

tumblr_inline_niy7oodGa11ru5dqv

 

Ah! E falando em inspiração e criatividade, não esquece que tem campanha no Kickante sobre o Criatividade Empática, livro deliciosamente escrito pela Bia do Bramare e ilustrado por mim.

Sério, eu já o li duas vezes e tô indo pra terceira. Virou meu pequeno manual, sabe? Recomendo muito vocês não perderem pois tá muito do bão! CLICA AQUI e conhece um cadinho mais do nosso projeto!

 

cefoto01_0

 

 



9 thoughts on “Coisas que me fazem sentir mais criativa!”

  • Adorei! Também escrevi sobre o que faço quando o bloqueio criativo chega e adoro saber o que outras pessoas fazem. Gostei das dicas e já vou colocar na minha listinha quando o bloqueio vier de novo 😛
    Bjs

  • Acho que sou a maior procrastinadora da história! 🙁 Mas ao mesmo tempo quando me empolgo eu me mato até conseguir (felizmente isso me deu boas ideias no momento que mais estou precisando), a parte difícil é manter o foco e o track pra não se perder no caminho. Aliás, tem alguma dica pra isso? Hahahaha

    bjão!

  • Olá Re,

    Muitas coisas que você falou eu sigo também, mas achei uma dica muito “fantástica” e vou seguir com toda certeza é de ler posts antigos. Nossa como acho que fará a diferença! Adorei a dica do livro para criatividade empática. Amei saber que você ilustrou! Você como sempre com trabalhos maravilhosos. Obrigada por compartilhar conosco! Adoroooo… Um beijão, Gi.

  • Realmente Re, faço isso várias vezes, talvez daquilo que não acho importante nasce uma ideia incrivel. Faço quase tudo que você citou, procurar filmes, ler posts antigos e realmente na hora acho que não ficou tão bom, depois de algum tempo vejo que ficou muito bom mesmo haha. Peço ajuda ao meu noivo e sempre na rodas de amigos sai umas ideias boas que trago pro meu blog.Adorei esse post.

    Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *