Como fazer: Molduras de papelão forradas com feltro (e pôster de gatinho para download!)

Oi! Tudo bem com vocês?

Há algum tempo vi e compartilhei uma foto com umas molduras lindas forradas com tecido, mas nunca encontrei a fonte da imagem, nem como eram feitas. Então, catei o material que eu tinha aqui e fiz do meu jeito. Mas como foi mais um teste, fiquei devendo um tutorial. E finalmente, o fiz, com muitas fotos, pra ficar bem explicadinho mesmo. Acho que dá para fazer várias versões do mesmo tutorial, o importante é você encontrar seu jeitinho, colocar o que acha melhor, sabe? Mas a ideia taí, então mãos à obra!

 

moldura-papelao-18

 

moldura-papelao-1

Material:

– Feltro ou tecido; (eu usei feltro por ser mais durinho e mais fácil de trabalhar)
– Régua;
– Lápis e caneta;
– Tesoura;
– Estilete;
– Pedaços de papelão;
– Cola branca

Materiais utilizados que não estão na foto: pincel (para passar a cola), pedaço de TNT e fita dupla face 3M (para fixar a moldura na parede).

UPDATE: A Fernanda fez um comentário no post que achei super útil acrescentar aqui:

"Para quem for usar tecido, minha sugestão é: passe termolina leitosa no tecido inteiro e deixe secar de um dia par ao outro. Ele ficará durinho como um papel cartaz e não desfiará. A termolina leitosa parece uma cola branca diluída, mas não deixa brilho como a cola (eu prefiro o acabamento fosco da termolina). Um tubinho custa cerca de 5 reais e dá para impermeabilizar um pedaço bem grande de pano."

 

 

moldura-papelao-20

Comece marcando o papelão com ajuda da régua e lápis nas medidas que desejar.

 

moldura-papelao-21

Com o estilete e muito cuidado se não quiser ficar como o Lula, retire a parte interior da marcação, o resultado será como na segunda foto.

 

moldura-papelao-22

Agora é hora de marcar o tecido. Coloque a moldura em cima do tecido, com cuidado para não movê-la enquanto marca. Faça marcações na parte interior e exterior, do lado avesso do tecido ou feltro. Eu fiz com 2,5 cm, dá para fazer maior, mas não menor do que isso senão dificultará na hora de colar e o acabamento pode ficar estranho.

 

moldura-papelao-23

As marcações ficarão como na foto à esquerda. Depois de cortado, ficará como na foto da direta.

 

moldura-papelao-24

Agora é hora de voltar para a moldura de papelão cortada. Passe cola nela inteira, apenas de um lado, e cole em cima do tecido com cuidado.

 

moldura-papelao-25

Para a parte de trás da moldura, faça um corte no tecido/feltro como na foto da esquerda, somente até a parte da moldura, para que você possa colar a parte de trás do tecido. Cuidado para não cortar a parte de papelão, tá? Para colar, eu usei cola quente, mas pode ser usada a mesma cola branca, só colocar algo para segurar enquanto a  cola seca.

 

moldura-papelao-27

E aí você pensa "Mas vai ficar ASSIIIIIIM???", fica tranquilo! Corte o outro pedaço de papelão, mais ou menos na medida da moldura, e forre com um tecido simples. Eu usei TNT, não a bomba, e sim aquele tecido muito usado por professoras do Jardim I e que custa uma mixaria. Isso vai servir para apoiar a figura que você irá colocar. Passe cola somente na parte de baixo e nas laterais, deixando a parte de cima aberta. A moldura ficará como um "envelope" e você pode trocar a  imagem sempre que quiser. Quer ver como?

 

moldura-papelao-17

Assim ó! Diz aí se não é genial, hãm, hãm?

moldura-papelao-19

A minha moldura ficou assim. Fiz a impressão numa gráfica, e pedi em papel couche, com impressão à laser.  Dica: a maioria das gráficas parecem não entender de impressões e ainda cobram caro…  então se você tiver uma impressora em casa, coloca para imprimir na qualidade máxima (vai gastar bastante tinta, PRE-PA-RA!), compra um couchezinho e vai ficar perfeito! Já fiz isso com outras imagens aqui em casa e dá super certo. Não dá para ver na imagem, mas onde imprimi essa imagem, deixaram toda pixelada 🙁 fueeeeem

E para quem quiser, a imagem que fiz para o pôster (17 x 26 cm). Afinal, gatinhos não massageiam só a sua barriga, mas também nosso coração!

poster-gatinho

Download pôster

 

Não gosta de gatinhos ou quer fazer com outras imagens?

Alguns sites com imagens super bacanas para pôsteres: AQUI, AQUI, AQUI (esse é o meu favorito!) e AQUI. Só cair dentro!

E aí, gostaram? CRUJ CRUJ tchau!

 

 

 

 

 



60 thoughts on “Como fazer: Molduras de papelão forradas com feltro (e pôster de gatinho para download!)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *