5 dicas para você transformar HOJE a sua casa!

Este post contém um link patrocinado super legal pra você aproveitar e economizar ♥

Outro dia estava lendo um texto maravilhoso no blog da Evinha sobre decoração e pertencimento, e me fez ficar muito reflexiva sobre. Eu moro de aluguel há bastante tempo, e pelo menos por enquanto não tenho planos de mudar isso. Sempre ouço pessoas dizendo o quanto é difícil decorar uma casa alugada (e é mesmo), por não haver a mesma liberdade de uma casa própria. E assim, por muito tempo fui mantendo essa ideia que me aprisionava.

 

Mas casa, independente de ser ou não alugada, é lugar de aconchego. Você tem que se sentir abraçado de alguma forma. E para isso você não precisa gastar uma fortuna, mas precisa começar a enxergar as coisas de outra maneira, e o principal: sem pressa, dentro das suas possibilidades. Antes de bonito, tem que funcionar pra você de alguma forma, e a decoração dela tem que ser algo que vai te trazer boas memórias.

 

 

Nem sempre você precisa de tintas para transformar

 

Pelo menos aqui em Ubatuba, as imobiliárias exigem que você entregue o apartamento pintado antes de sair. Mas se você não quer ter trabalho de tirar uma cor mais chamativa da parede, não tem tempo ou acha que não leva jeito pra coisa, opções temporárias são ótimas e estão aí pra facilitar nossa vida. Enjoou? Só trocar. 

 

Hoje em dia, há diversas opções de papeís de parede adesivos, fitas adesivas coloridas (ou washi tapes) que fazem muito bem o papel de molduras em pôsteres que você pode imprimir na sua casa (aqui no blog tem várias opções de pôsteres gratuitos para download), ou numa gráfica simples.

 

A grana tá curta? fitas isolantes (é, aquela para fios) também dá essa possibilidade de maneiras inusitada e bem prática. Sem contar no clássico contact que impera as ideias de transformação. Bônus: se você tiver habilidades de desenho… compre uma caneta Posca (ela custa cerca de R$ 12) e se jogue rabiscando sua parede!

 

decorar-a-casa-pouco-dinheiro-4

Upsycle Treasures – The Caldwell Project  – Maiko Nagao

 

decorar-a-casa-pouco-dinheiro-6I Spy DIY – The Budget Decorator – Paredinha aqui de casa ♥

 

 

Aproveite bem cada espaço

 

Se sua casa é pequena, aproveite cada milímetro dela para solucionar problemas de forma criativa. Assim, sobra mais espaço livre para circular tranquilamente sem sair esbarrando em coisas. Sempre tem um cantinho da sua casa esperando ser melhor aproveitado, ou ganhar uma dupla função. Boa parte de materiais que podem te ajudar você pode encontrar em lojas de móveis usados, brechós e até se tiver um bom ferro velho na sua cidade. Quem procura, acha!

 

decorar-a-casa-pouco-dinheiro-5

Casa – Casa de Valentina – A Beutiful Mess 

 

Modifique ou dê uma nova utilidade para coisas que você já possui

 

Às vezes simplesmente ignoramos o potencial que algumas coisas já existentes em nossa casa pode ter. Um olhar mais atento, e plim! Você tem o ouro em mãos, só nunca se deu conta. Uma dica: um segundo olhar sempre faz toda a diferença! Peça opiniões e sugestões de amigos e familiares, busque inspirações de objetos que você já tenha em revistas e blogs, e mão na massa!

 

decorar-a-casa-pouco-dinheiro-2

Better Homes – Armelle – Remodelista

 

 

Detalhes que fazem a diferença

 

Como na música do Roberto, “detalhes tão pequenos entre nós dois / são coisas muito grandes pra esquecer…”. Pequenos detalhes fazem sim, TODA  diferença e pode dar o gás que você precisa pra dar um novo arzinho. Tenha em mente que não é necessário um grande projeto para você começar a mudar HOJE a sua casa. Uma moldura num interruptor, trocar os puxadores dos móveis, substituir as capas das almofadas por outras mais coloridas e tcharam, cantinho de cara nova de maneira simples e rápida!

 

decorar-a-casa-pouco-dinheiro

DIY or Die – Honestly WTF – Brit + Co

Você consegue!

Última dica e não menos importante: não diga que não consegue antes de tentar. Você não precisa ser a pessoa mais habilidosa do mundo, nem gastar rios de dinheiro, eu garanto! Não tenha medo de errar, algumas coisas darão certo, outras nem tanto. Eu tenho uma coleção de erros, todas serviram de experiência para próximas aventuras.

Uma dica de ouro é: comece com pequenos projetos. Faça uma lista de coisas que estão ao seu alcance, e divirta-se. Às vezes almejamos coisas tão complexas e desafiadoras, que fica difícil dar o primeiro passo. No final, valerá muito a pena ter algo feito pelas suas mãos.

decorar-a-casa-pouco-dinheiro-3

Vamos começar? Lápis e papel na mão, liste tudo que você precisa para dar o start e voìla! Você pode começar hoje mesmo a fazer algo simples, ou aproveitar o final de semana que tá aí batendo na porta o/ Bons projetos!

Já disse aqui no blog várias vezes que AMO aproveitar cupons de lojas tenho a dica de cupom Walmart pra quem quiser aproveitar também 🙂 Se joga e arrasa no seu cantinho!

  • Karolyn Petrucci

    Passeando por aqui acabei encontrando esse post... E, nossa, que inspiração para começar agora a mudar minha casinha. Há dias tenho me sentido desconfortável com a falta da minha personalidade na decoração. Faltam objetos e faltam cores. Já tô com várias ideias pipocando na minha mente! Obrigada pelo incentivo, Re ;)

  • Thay

    Sou arquiteta, então minha vida, basicamente, é encontrar soluções interessantes para qualquer que seja o ambiente. Gostei muito do seu post e, principalmente, da última dica: às vezes a gente fica com receio de fazer e não dar certo, mas é fazendo que se aprende. Começar pelos projetos menores é ideal para encontrar habilidades que a gente nem sabia que tinha. Um beijo!

  • BA MORETTI

    que coisa mais linda esse potinho com conchas ♥

  • Milene

    Rê vitrola, seu post veio beeem a calhar, como um tapa na mina cara. Mudei de casa vai fazer 1 ano, às pressas, grávida de 8 meses do Léo. Daí jurei q decoraria a casa aos poucos. ãrrãm... Agora estou decidida a botar vida nesse lar, pendurar quadros, colocar penduricalhos e bibelôs, trocar almofadas. Adorei as ideias! Bjs da @diiirce

  • Chell

    GENTE, que lindo esse post! Aqui em casa é alugado e tentamos dar nossa carinha em td. Essa parede com cordinhas e essa garrafa com conchas foram meus prediletos! Tenho um vaso com conchas aqui em casa que eu que fiz =D

  • Patty

    morro de vontade de pintar algo loco na minha parede ou decorar mas sério, não é nem questão de não conseguir - eu tenho talento zero pra essas coisas HUAHUAHUAHUAHUAHUA. todo DIY que eu tento fazer sai digno de um daqueles tumblrs fails, dá nam. tenho um migo que recorta desenhos incríveis com contact, fico babando :~ adorei as ideias, re <3 beijocas

  • Neli Carpinter

    Oi Rê! Aqui em casa estou nessa vibe de mudar a decoração gastando pouco ou quase nada. Vinil adesivo é o que mais uso (por ser um pouco mais resistente que o contact), só ainda não encontrei nenhum com estampas, só liso mesmo, mas quebra um galhão. Eu queria ter feito post de tudo que fui mudando, mas não fotografei, nem filmei os passo a passo, mas estou tentando improvisar isso e colocar as dicas lá no blog. Acho que vale super à pena você mesma fazer isso. Além de deixar a casa com a sua cara é um ótimo meio de se desestressar. Bjus

  • Babee

    Estou há algumas semanas pra dar uma inovada nas paredes do apê, comprei uns papel contact mesmo pra colocar lá :D Tem tanta coisa linda pra se fazer, e o melhor de tudo é que são simples, é só dedicar um tempinho pra transformação e plim <3

  • Ana Luisa

    Suas dicas são de ouro serio muito bom tudo !! To louca pra fazer uma transformação total no meu quarto, vou adotar muitas dicas !! Tbm tenho um blog :) ♥ http://choselaana.blogspot.com.br/ convido vocês a conhecerem e espero que gostem !!

  • Adeeh Mello

    Gostei bastante das dicas, estou querendo muito fazer aquela parede cheia de triângulos em adesivos pra ficar bem legal. Eu acho bem melhor em comparação a outros que usam recortes de revistas de várias coisas. As duas ideias são bem legais mas prefiro os adesivos mesmo. Beijos adorei! ♥ Blog Sorriso de Vida, clique e saiba mais!

  • Bianca Hansen

    Suas dicas são ótimas! Também vi o post da Evinha e fiquei pensando sobre... Faz mais de um ano que me mudei e não tenho nenhum quadro nas paredes de casa (além da foto/pôster da minha filha que tiramos para seu aniversário de 3 anos)... Me considero uma pessoa colorida, mas não passo isso para minha casa. Preciso começar a fazer já! A casa da gente precisa refletir o que somos por dentro, e a minha não faz isso. Beijão, Rê!

  • Ju Galaschi

    Esse post me deu ideias de quadrinhos coloridos nas pobres e brancas paredes da sala. E (pasmem) uma capa para o sofá (sabe como é... Gatos).

  • Laila

    Amo tudo relacionado a decoração. Pena que muitas vezes o problema nem é inspiração (Pinterest tá aí pra isso), mas iniciativa mesmo =/ Adorei a última foto, tenho uma caixinha cheia de conchinhas da minha última viagem a Bahia e sempre quis fazer algo, tinha pensado em um quadro mas, curti a ideia de coloca-las em uma garrafa *-*

  • Danny Carey

    adorei o post, adoro inovar. Adorei principalmente a ideia de reutilizar, das fitas isolantes e confesso que sou apaixonada por nichos. Ótimas ideias. bjs

  • Thayna Pasquariello Novais

    Ooi Rê, Nossa que post lindo, me deu várias ideias pra decorar o meu quarto. Eu amo essa dua paredinha e quero fazer uma composição assim no meu cantinho em breve. Beijos da Thay :*

  • Neusa, a Vó

    Estou de mudança e, como você, vou continuar no aluguel. Estou animada para deixar a nova morada com a minha cara e por isso me identifiquei com as coisas que você escreveu e as imagens que você selecionou. Valeu!!!!! Beijos

  • Luddie

    Adorei as dicas, tô mesmo querendo dar um mudadinha na decoração aqui de casa. Aproveitar a inspiração do seu post pra pôr em prática. :D Beijoos

  • Ana Rodarte

    Oh, Rê, que post massa! Já é mais um estímulo para a gente sair deixando o nosso cantinho cheio de alegria!! :) Sua linda!

  • Grazy Bernardino

    Oi Rê! Eu adorei as dicas. Quero muito fazer uma paredinha de quadrinhos aqui em casa, mas não queria pendurar um por um. Já encontrei uma ótima opção e espero, em breve, conseguir colocar em prática!!! Aos poucos e com pesquisa a gente transforma o lar! Beijinhos

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *