Minha loja virtual: experiência e dicas para quem quer começar

Quem segue na página do blog ou no meu perfil pessoal, sabe que há pouco tempo eu resolvi mais uma vez me aventurar nas vendas online. E quem me conhece há mais tempo, sabe que de 2004 a meados de 2010 eu tinha uma loja virtual de bijuterias e acessórios. É, eu nunca paro, haha!

 

“Nóis não consegue trabalho de carteira assinada, mas é cada lojinha que nóis abre…”

 

Depois de muito pensar no que eu realmente queria fazer e uma mega inspiração do Decola!, surgiu a BichAmo. Eu já trabalhava com ilustrações, mas apesar de gostar muito do que eu fazia, ainda faltava algo, sabe? E assim resolvi criar uma loja com ilustrações de algo que sou completamente apaixonada: pets!

Ter uma loja virtual é um aprendizado todo santo dia. Todo dia MESMO! Então, vim compartilhar com vocês algumas das minhas experiências, e vou gostar muito de receber mais dicas. Que tal?

 

Criação da Marca

A palavra BichAmo estalou na minha mente como uma pipoquinha quentinha e amanteigada! Achei que passava exatamente o que eu queria. Fiz uma busca rápida no Google e não encontrei nada (só um perfil no Facebook de um estrangeiro Oo): bicho + amo é uma brincadeira com a palavra “bichano” .

O logotipo também criei num estalo! Parecia que tudo estava ali, guardadinho na minha mente só esperando o momento de ser acionado.

Mas, caso você não tenha ideia do que vai fazer, uma dica de ouro: invista na simplicidade. Sua marca passa muito mais a que veio se você não exagerar. Faça uma lista das lojas que você admira semelhantes ao seu negócio e se inspire! Deixe que o restante fale por si. Uma marca simples e objetiva também facilita muito na hora que você precisar fazer coisas impressas, por exemplo.

E caso sua ideia de nome brilhante já exista, não desanime: não há problema desde que seja de setor diferente. Mas se conseguir criar algo único, criativo e original… melhor ainda!

 

Produtos

Eu já sabia o que ia vender, então depois fui em busca de pesquisa do material que eu utilizaria. Passei dias pesquisando distribuidoras com melhor preço, mas que não pecasse na qualidade do produto (no caso da BichAmo, o papel e as moldurinhas). Entrei em contato com algumas via e-mail e telefone, mas a melhor opção ainda é: se possível, marque uma reunião ou vá até a loja pessoalmente.

Converse com os funcionários ou dono da loja. Às vezes, no site tem poucas informações ou informações incorretas e desatualizadas de formas de pagamento, estoque, opções, entre outras coisas. E ainda tem a chance de você pedir um descontinho, coisa que não dá pra fazer na loja virtual das distribuidoras. Garanto que você vai ter boas surpresas.

 

SAM_0497

Divulgação

Facebook, Instagram, loja virtual… o que for possível, crie para sua loja. É sempre bom ter mais formas de contato, e se for uma promoção ou algo do tipo, divulgue em todas as redes – assim ninguém fica de fora.

Dependendo do produto, você pode começar entre amigos, vizinhos e familiares mesmo, no bom e velho boca a boca… aprendi com a Margaret que nunca se deve perder a oportunidade de falar da sua empresa. Desde que você não seja o chatão do rolê, às vezes a gente perde muita oportunidade de falar sobre nosso trabalho por pura vergonha. Eu mesma sou uma dessas, mas tô me curando!

Esse vídeo do Espaçonave fala sobre isso e abriu muito a minha mente sobre o assunto. Vale muito a pena tirar um tempinho do seu dia e assistir!

 

Apresentação

Se tratando de loja virtual, seu produto tem que ser bem exibido. Lembrando que você não precisa ter uma super máquina fotográfica para boas fotos: basta usar luz natural ou fazer sua própria caixa de iluminação.

Crie um fundo (pode ser com cartolina, EVA ou plástico daqueles de mesa vendidos por metro), coloque a câmera ou celular num apoio (aqui tem um tutorial de um tripé caseiro para celular) e boas fotos!

Câmera utilizada: Samsung NX Mini

Programa de edição: Photoshop (curvas e contraste).

 

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Santa diferença, Bátema!

Loja Virtual

Para o meu produto, nenhuma loja virtual se adequou (pois se trata de um produto personalizado que exige envio de fotos), então vou ter que criar uma do zero utilizando Prestashop (num outro post falo mais sobre essa plataforma). Mas há ótimas lojas virtuais disponíveis, o ideal é estudar a proposta de cada uma e ver qual é a melhor opção para o que você vai vender.

Há quem prefira vender só pelo Facebook (confesso que é onde mais vendo!), mas acho o ambiente de loja virtual interessante também como uma outra opção de compra. Algumas pessoas preferem por se sentirem mais à vontade de colocar algo no carrinho, tirar, colocar, pensar, voltar depois de 2 dias e comprar…

Aqui são algumas das lojas virtuais que conheço. Tem mais alguma que você incluiria na lista?

 

Divitae

Tanlup

Elo 7

Loja Integrada

Iluria

 

Caprichos

Acho bacana comprar algo que foi visivelmente embalado com carinho, já que a experiência de uma compra à distância é diferente de uma pessoalmente. Então, uma dica é criar uma embalagem – nem que seja bem simples, um saquinho de celofane e uma fitinha – para que você crie uma memória e um vínculo legal com seu cliente, além do produto 🙂 Quem não gosta de receber algo caprichoso em casa, né?

Eu crio adesivos e brindes em casa mesmo, e faço a impressão em papel adesivo na minha impressora, mas você pode encomendar com algum profissional ou numa gráfica.

 

presentinho

 

SAM_0281

Dicas extras:

– Se você costuma enviar produtos pelos Correios, tenha o hábito de scannear a nota de rastreio, caso a encomenda tenha algum problema você tem um comprovante de envio (a notinha sempre costuma desbotar em questão de dias).

– Caso você não tenha muita habilidade com programas de edição, no Polarr dá para fazer bons ajustes em imagens (ajustar iluminação, cortar, etc) e no Canva, criar imagens para redes sociais variadas. Ambos podem ser usados no navegador.

– Procure as fábricas na sua cidade. Às vezes compensa comprar caixas, embalagens e plásticos de proteção no atacado por um preço bem mais em conta.

 

Espero que tenham gostado das dicas. Será ótimo se você tiver alguma dica legal e deixar aí nos comentários também 🙂

  • Everton Lauxen

    Empresas que copiam me dão nojo! Poxa, puta sacanagem dessas pessoas que não tem criatividade, a "EMPRESA" Estrela Estrelinha que é a mesma DECOR FIX, de novo hamburgo - RS, é nossa concorrente entrou no mercado a pouco tempo, e está LITERAMENTE COPIANDO, TODOS os nossos PRODUTOS, e te afirmo criações que sairam dos meus designers, foram muito R$ investido em produtos novos, e os caras simplesmente copiam e ainda utilizam minhas fotos, entrei no face deles e postei, porque estou muito indignado! https://www.facebook.com/Decorfix-1230206387003536 link deles

  • Mariana Maia

    Que post mais lindo! Faz um mês que tô planejando uma lojinha online, por exatamente esse motivo: “Nóis não consegue trabalho de carteira assinada, mas é cada lojinha que nóis abre…” hahaha Adorei as dicas, me passou várias dicas importantes. Bjos!

  • Paula

    Que post ótimo! Vai entrar pra minha listinha de links! Meu marido vive me falando para montar uma lojinha de alguma coisa - ele é todo empreendedor, ao contrário de mim - mas eu acho que a coisa mais complicada é lidar com os correios. Meu, acho tão caro o serviço deles! Muitas vezes desisto de comprar coisas pela internet por causa do preço do frete...

  • Valeska Strey

    Conselhos maravilhosos. É complicado demais pra quem tá engatinhando nisso ainda, fico entre colab55 e essas outras lojas pra produtos mais legais ou fazer tudo sozinha. Acho que de início vou seguir suas dicas pra ilustras em quadrinhos (aliás, menina, sou apaixonada por essas molduras. sempre entrego os presentinhos que faço nelas <3) e fazer sozinha, e talvez os produtos mais elaborados tipo camisetas, almofadas e tal eu vá de colab55 por enquanto. Enfim, post sensacional, obrigada mesmo <3

  • Lidiane

    Adorei as dicas! Minha experiência com loja virtual é somente sob demanda e esse post certamente vai esclarecer as dúvidas de muitas pessoas sobre como montar sua loja. Ahazou :*

  • Estel

    Caramba! Parece que vc leu minha mente! Estou me preparando para abrir meu negócio virtual e ainda estou meio perdidona. Obrigada pelas dicas!!! Beijo

  • Stephanie Ferreira

    To amando todo o seu trabalho com a BichAmo Rê! Ainda não tiver oportunidad$$ de ter o meu quadrinho mas sera logo logo xD Beijão

  • FERNANDA LUCENA

    Oi Re, amei as dicas. Tô pensando seriamente em vender alguma coisa, algo que renda uma graninha extra Isso das edições é o mais me 'encafifava' hehehehe Amei seu cuidado, deve ser uma delícia receber uma caixinha sua! Já pensou em um dia ir além dos bichinhos. Sou doida pra ter um quadrinho com a 'foto' do Arthur Pensa com carinho, nem que seja 'avulso' hehehehehee Bjoooo gata

  • Maíra

    Gente que saudade que eu tava daqui! sumi no facebook, mas aqui nos blogs to super ativa ahahhaha adorei a suapostagem! eu tava super nessa ideia de criar algo pra vender, gostei das dicas, achei super completo! e fico feliz que esteja dando certo! você merece todo o sucesso da vida Rê <3 beijos :*

  • Bianca Lemos

    Adorei as dicas! Eu vou precisar delas daqui a alguns meses. :) Pergunta: você registrou o nome? Essa é uma grande dúvida que eu tenho. Se a gente deve lançar o negócio apenas sabendo que o nome não é utilizado ou se é necessário investir no registro para deixar tudo mais formal, mesmo em um pequeno negócio.

  • Bia Reys

    Olha só, ótimas dicas! Curti, principalmente, os dos "mimos". Acho que peco um pouco nisso, mas, a partir de agora, vou ficar mais atenta... Uma outra dica pro pessoal, sobre divulgação, é comentar em blogs deixando o link da sua página. Às vezes, o dono do blog não acessa o teu link, mas outras pessoas que comentam lá, sim. :) É só tomar cuidado pra manter o bom senso de, no mínimo, ler o post da pessoa para poder comentar algo coerente... porque ficar só no "ótimo post! bjs" pega mal. hehe

  • Nick

    Que post maravilhoso, Rê! Bem explicadinho e com ótimas dicas. Já compartilhei o link do post com as amigas que tinham dúvidas sobre. Serviu bastante pra mim também! Estou pensando em abrir uma pra mim, e ler esse post me esclareceu muitas coisas. Fiquei curiosa sobre a plataforma que citou. Beijos.

  • Mayra

    Quando recebi meus quadrinhos da BichAmo eu pirei: foi enviado com tanto carinho! O triste é que um deles seria presente pra minha irmã e o Vítor não sabia e já foi abrindo e... estragou a embalagem linda D:

  • Cris

    Amei o post Rê! Tenho muita vontade de abrir uma lojinha virtual, só não decidi direito o que vender e não tenho de onde tirar dinheiro no momento, mas quando a hora chegar, porque ela vai chegar, esse post vai me ajudar e muito! :D Todas as dicas que vocês disse são ótimas, principalmente em relação ao desenvolvimento da marca e do envio. Adoro empresas que enviam os produtos cheios de carinho, isso é o que diferencia da concorrência sim! E sobre a divulgação, uma coisa que acho bacana é deixar cartão de visita ou cartão postal em lanchonetes, cafés, centros de estéticas, petshops ou lojas que permitem isso, ajuda bastante e nem é tão caro. Além disso, sempre que for falar da loja é bom ter um em mãos ;) Muito sucesso para sua loja Rê! :D Beijos! =**

  • Marta Freitas

    Fazer o que ama é muito gratificante, eu penso em abrir algo próprio, mas em um futuro daqui uns dois ou três anos. Afinal, trabalhar pra sí e com uma liberdade melhor de horários é qualidade de vida. rs. A fins burocráticos para abrir o negócio (CNPJ) é muita treta? Bjs e sucesso na loja.

  • Camila Faria

    Oi Rê, adorei as dicas! Estou para abrir uma lojinha virtual há séculos, mas vivo adiando... Esse seu post me deixou animada para reiniciar todo o processo! :)

  • Jess

    dicas MARAVILHOSAS :) nunca tive loja virtual, mas essa coisa de ter o próprio negócio enfrenta os mesmos dilemas né? adorei o seu novo empreendimento e estou torcendo para que seja sós ucesso!

  • Carol Justo

    Eu adorei o post, tem muitas dicas maravilhosas ai, eu também quero criar a minha loja online, eu tenho ela em mente desde os 15 anos, só que antes eu queria uma loja física, o que seria muito mais complicado. Estou tentando entender um pouco mais sobre o processo da criação da loja online, espero ver mais posts com dicas aqui no blog! Adorei a ideia da tua lojinha, vou lá buscar coisas de gatos, espero encontrar. Um beijão! http://www.pinkisnotrose.com

  • Luana

    QUE. AMOR. <3

  • Alessandra

    Mulher, cê é maravilhosa! Descurpa aí o fangirl, mas te acho TÃO INCRÍVEL! Tô afogada em dívidas, mas to contando moedinhas pra encomendar dois quadrinhos dos meus amores que já estão no céu dos cachorros! Achei esse post muito legal apesar de não ter nada em mente, mas pra quem tem e não sabe por onde começar é um ótimo guia de start! Arrasou! AH e adorei o layout novo, você tá divina nessa foto! beijo!

  • Roberta Ferreira

    Ai para Re ... já virei fã <3 Amo demais meus bichos e vou querer todos :)

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *