Como fazer uma parede cinza

Eu confesso que costumo assistir alguns programas de gosto duvidoso, e sem dúvida o meu tipo favorito são os de decoração. Não é mágico como tudo se transforma? Como um segundo olhar sobre algo causa mudanças sensacionais? Eu gosto de olhar minha casa assim – que ok, não é minha por ser alugada – enxergar seu potencial. E ultimamente, paredes vermelhas não estavam ornando nada, nada com o potencial dela…

 

Seguinte: quando me mudei para cá, estava tão desesperada para sair de onde eu estava, que nem quis esperar pintarem todas as paredes. Olhei a cor quase recém pintada pelo antigo morador e mandei ver na mudança. O saldo: uma parede vermelha no escritório, duas na sala e duas azuis-calcinha-verão-1992 no quarto. E eu sempre achei que o "must" era pintar uma parede só… isso que chamo que bom proveito da tinta.

 

No final de 2013, cansei. As paredes estavam sujas, descascando e queria dar a  minha versão 2014 para as paredes, mas como nem tudo são flores… deu um trabalhão danado. Muitas lixas foram gastas, um fatiador de queijo (!!) virou a estrela da ação,  muita massa corrida e muitas lições para o futuro. Tem coisas que você aprende com a vida, outras você aprende…  pintando paredes.

 

Material que utilizei

 
Tinta  (usei a Kem Tone branca da Sherwin Willians 18l)

Rolo de lã

Lixa fina e grossanão sei a numeração, oi?

Recipiente para o rolo de lã/tinta

Cabo de vassoura (ahá! sabia que serviria para algo!)

Pincel macio (para dar o acabamento)

Fita crepe para parede

Massa corrida

Balde (para misturar a tinta)

Xadrez preto líquido (para fazer a parede cinza)

Fatiador de queijo (hahaha!)

Ventilador (que foi? tava calor!)
 
pintar-paredes-cinza-mulher-vitrola

1um fatiador de queijo, umidade, poeira e muitas casquinhas vermelhas no chão…  / 2agora vai! tinta branca + xadrez preto líquido / 3momento desespero: "sério que isso ainda vai ficar branco?" / 4muita calma nessa hora da parede cinza…

 

ps: para fazer o cinza, só misturamos a tinta branco com o xadrez líquido preto. Não tem medida certa, fomos colocando até obter o cinza que queíamos. Importante: faça o suficiente para pintar a parede que você quiser inteira, já que você pode não conseguir reproduzir o tom de cinza novamente.

 

Lições que aprendi:

– Jornal nunca é demais.

– Tintas à base d'agua rendem muito mais do que você imagina. Pintei sala, escritório, garagem… e ainda tem metade do galão.

– Lixar é chato, não tem nada de divertido. Use máscara.

– A sua parede pode te reservar algumas surpresas… infiltrações e coisas que o morador anterior "escondeu".

– Espátula de silicone é bem melhor para passar massa corrida.

– No começo sempre parece que nada vai dar certo. Muita calma nessa hora.

– Certifique-se não estar parecendo uma galinha d'angola antes de sair de casa. Ou faça como eu: ignore os respingos e seja feliz e desapegada de aparências indo ao mercado e arrasando no look ruivinha-pintora-de-rodapé.

– Um fatiador de queijo pode ter mais funções do que só fatiar queijo (mas você vai precisar de um novo depois)

– A cor tá escura na parede? Relaxa, ela vai ficar mais clara quando secar.

– Pintar metade da parede da sua garagem de cinza não é uma boa ideia e vai deixar sua casa com cara de repartição pública 🙁

– Não acredite: nas revistas e programas de TV, pintar dá trabalho. Acredite: vale muito a pena todo o trabalho e sai muito mais barato!

– Parede vermelha é difícil de sair, mas não é impossível.

– Se estivéssemos no inverno, a parede iria demorar bem mais para secar e levaríamos o triplo do tempo para terminar…

 

pintar-casa-parede-cinza-mulher-vitrola

não tirei foto do antes fuém, fuém… mas onde é branco, era uma parede vermelha descascando e berrando para ser pintada! dá pra ver neste post aqui de quando em mudei

 Agora acho que minha sala ficou "séria" demais e precisa de mais cores…

 
home-office-pintar-casa-mulher-vitrola

home-office bem mais iluminado!

 

E aí, o que acharam? Arriscariam na aventura?

 

Para ler também: Como Pintar uma parede sem complicações, no A casa que a minha Avó queria.

 

 

25 comments Add yours
  1. Re, eu sei muito bem o que é pintar as paredes da própria casa. Fiz isso no ano passado no apartamento inteiro o qual estou morando. E olha, foi um trabalhão danado. Achei que não ia dar conta, mas no fim deu tudo certo. Tudo bem que acabei com as minhas unhas, esqueci de proteger as madeixas com um lenço e envelheci uns 10 anos haha. Mas agora já voltei a ser menininha novamente! Ser “pintor” não é fácil, mas quem disse que mudanças são fáceis. 😉
    Beijos.

  2. Oiiiiiiiiiiiiiiiii
    Vc n tem medo msm de por a mão na massa
    hehehehehehehee
    Confesso q n sou dessas
    além d q tenho uma alergia do cão, qd pintam a casa passo uns 2 dias fora pq se n, meu nariz cai!

    Ameeeeeeeeeeeei seu blog!!

  3. Aí sim, colocou a mão na massa!!! Já pode trabalhar como pintora, ficou ótima as paredes, mas pela foto, a parede vermelha parecia tão bonita!!!
    Aqui em casa as salas estão laranja e vermelho, só que uma parede de cada cômodo, aqui no atelier, pintei de laranja “rosado”, será que essa cor existe? Mas é ótimo botar a mão na massa, apesar das pintinhas!!!\
    Parabéns!!! Beijão!!

  4. Menina, ano passado rolou uma reforminha aqui em casa e pintura tb..eu inventei de eu mesma pintar o meu quarto e vou te dizer: desisti na parte de lixar! Lixar né de Deus não…kkkkkkk
    Gostei do resultado da sua pintura, apesar de achar que o vermelho era mais a sua cara..rs
    Mudando de assunto, vi o seu vídeo da TAG ali do lado e fui assistir…primeira vez que ouvi sua voz, tão fofinhaa! rsrsrs
    Beijo, Key!

    Ah, tô de blog novo, passa por lá depois..bjo!

  5. Quando montei minha loja, eu e marinha passamos massa e pintamos tudo! Aliás, colocamos prateleiras TB! Hahaha eu amei o tom de cinza e achei que ficou bem elegante. Seu post está sensacional e eu tô visualizando VC com o ralador de queijo hahaha beijos

  6. Re, sua bancada do home office é igualzinha a que eu quero fazer no meu! Como você fez? Você montou separado, com os cavaletes e comprou a tábua separada ou foi tudo junto?

    1. Eu comprei o MDF inteiro e levei no marceneiro. Ele dividiu em duas partes e colou uam em cima da outra, depois cobriu com fórmica branca. Os cavaletes são separados, e também fiz no marceneiro 🙂

      Um beijo,
      Re

  7. Eu to nessa fase de pintar a casa Re, mas já pulando pro totaly white pro colorido e vou te contar, dá muuuuuuito trabalho mesmo, a parte dos respingos no cabelo então, nem se fala, mas depois de todo o drama fica tão linda a casa, diferente! Amei seu home office!!! Bjs.

  8. Eu e minha mãe somos doidas para pintar a casa, mas ela tb é alugada, e o dono não deixa fugir das cores do condomínio, acredita? Me dá muita raiva disso, rs. Graças a Deus vamos nos mudar este ano e ir pra casa própria e finalmente podemos pintar nossa casa do jeito que quiser, hehe.

    Adorei as dicas!
    Beijocas. ;*

  9. Oi Rê!
    Aqui em casa eu sou a pintora oficial.
    Eu que invento moda de mudar as cores das paredes e eu mesma que executo as modas que invento….rs

    Eu vou no meu ritmo….uma parede por fim de semana….devagar e sempre…kkkkk

    Adorei a mudança na sua casinha! Ficou bem mais legal!! Parabéns!

    Sábado agora eu vou pintar a parede da minha sala….Deus ajude!

  10. Oi Rê!
    Nossa, eu adoraria me aventurar, mas sabe como é morar ainda na casa dos pais e gostar de dormir na sala né? UAEHAUHEAUHEUA.
    Ficou muito bonito. Nunca havia visto seu home-office e achei muito legal. Sempre bom mudar pra dar aquela inspirada nos projetos. Parabéns!
    Beijo!

  11. Ficou lindooo!
    Estou nessa de mudar a cor do quarto, mas ele tem tanta bagunça que me dar
    medo começar e não conseguir terminar sozinha… rsrsrrs’
    Mas é como vc disse, dá trabalho mas vale muito a pena!
    Adoreii! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *