Sobre bloqueio criativo e ilustra

Este post possui duas versões para você escolher qual achar mais interessante e confortável : áudio e leitura.

Basta dar play abaixo e escutar uma narração do post na íntegra, com a minha voz 🙂

Se gostar, deixe sua opinião nos comentários ou nas redes!

A coisa mais comum na minha vida – e de todos os amigos que conheço que trabalham na área “criativa” – é ficar com o tal “bloqueio criativo”.

 

É chato pra cacete.

 

Bloqueio criativo pode vir em momentos que você tá com alguns problemas pra solucionar e também nas suas melhores semanas. Ou seja: não tem modo, não tem dia. Ele apenas senta e te observa – e ainda te julga.

 

Ontem estava assistindo um documentário sobre o Queen, e aí teve um momento que um entrevistador pergunta pro Freddie (Mercury) se ele acha que um dia, pode simplesmente não conseguir criar mais nada. Ele responde seguro: “eu estaria morto”.

Recentemente, comecei a fazer faculdade e trabalhar pra fora (home office). Além disso, eu cuido de duas lojas minhas, além do conteúdo pro blog e canal. Criar algo livre ficou em segundo plano (talvez terceiro, ou quarto…), e me dei conta que estava há eras sem ilustrar nada por pura falta de inspiração. Será que eu estava perdendo a criatividade?

Uma simples ida aos Correios levar uma encomenda resolveu o problema. Vi uma senhora com um visual que me encantou. Cheguei em casa desesperada, e enquanto não ilustrei essa pessoa desconhecida, mas que me encheu de inspiração, não sosseguei.

Nem precisei cavar. Ela, a tal inspiração fujona, simplesmente surgiu num momento que eu sequer estava pensando nela (quem já leu o Criatividade Empática sabe que isso é real: apenas relaxe e desfrute!).

Acho que, então… eu tô viva, né?

 

Senhora negra ilustrada estilo cartoon, com roupas pretas, óculos e cabelos curtos brancos.

  • Jhessy

    Comecei a fazer um post exatamente com esse tema, porém o bloqueio é tão grande nesses ano que passou que me impede de falar dele mesmo. Estou sofrendo com esse bloqueio tenho uma vontade enorme de voltar com o blog mas a vida não tem sido fácil. Beijos!

  • Carol Garcia

    Eu nao trabalho diretamente com parte criativa (trabalho na area financeira, entao criativida não é o forte da situação) Mas quando comecei o blog, minhas 'cronicas' e textos fluiam super bem... e hoje em dia percebo esse bloqueio. Mas as vezes, é só colocar meu fone, uma musica aleatoria, e parece que uma avalanche me consome.. Engraçado isso né?!?! Somos de Lua, esse tal bloqueio ai, as vezes fica de sacanagem com a gente né?

  • Stephanie Ferreira

    Bloqueio criativo é chato mesmooo, mas é mágico como ele some assim do nada em situações que a gente nem imagina Sua ilustra da senhora desconhecida ESTÁ INCRÍVEL E SUPER BONITONA <3 Arrasou!

  • Gabriel Garcia

    Caraaa! Que ideia genial você teve, sinceramente! Por audio em uma postagem de blog, eu achei muito FODASTICO! AMEI MUIITO MESMO! Achei mega, mega, incrivel, amei! As vezes acontece algumas coisas meio loca em nossas vidas né? Mas que nos dão uma inspiração assim, do além! Que bom que está viva! <3

  • Elisa Alecrin

    Eu não sou ilustradora, mas sou compositora. Ainda tô viva, mas sobrevivendo com ajuda de aparelhos. As minhas ideias vêm nas horas mais impróprias e é difícil à beça parar tudo às vezes pra cantarolar a melodia num gravador, por exemplo. Mas tento relaxar, porque de vez em quando eu relembro. Já as letras são mais fáceis de anotar em bloco de notas do celular e tal... Enfim, dei uma viajada aqui em cima do tema hahaha

  • Maíra

    Tá super viva <3 nossa primeiro, faz tempo que não venho aqui e to amando essa nova fase :) segundo, eu entendo, trabalho nessa área e sempre vem aquele bloqueio maldito ahaha mas da mesma maneira que ele vem, a criatividade também chega ahaha como você viu ahahaha adorei a ilustração <3 volta com mais ilustração plisss! ahahaha beijos :*

  • Hélida

    Gente! Que legal te ouvir, achei simplesmente o máximo! Vou testar depois. ^.^

  • Raffaela Pacifico

    Oi Re, a ilustra ficou linda! Bloqueio criativo é ruim mesmo. Quando tenho bloqueio na maioria das vezes fico desesperada e é aí que a criatividade não vem. Estou aprendendo a relaxar quando a criatividade foge, quem sabe assim como você ela vem de onde eu menos espero né? Hihi.

  • Karupin

    Hoe, querida Re! Tudo bom? :) Primeiro, queria pontuar que não conhecia esse recurso de voz e simplesmente AMEI! Tenho o costume de ouvir rádio de notícias e a experiência de ouvir seu post foi como a de ter o prazer de ouvir uma crônica de grandes colunistas por aí. Obrigada! ♥ Bloqueio criativo é uma tristeza mesmo e sempre divago se não é essa vida de "adulto competente" que tentamos sempre levar a responsável por dilacerar as asinhas da nossa imaginação dia após dia, casquinha por casquinha. Às vezes, quando vejo que não consigo mais desenhar como antes, me pego pedindo desculpas à minha versão criança por não levar adiante o legado que ora havia construído com tanta dedicação. Por essa razão, admiro pessoas que fizeram do desenho e de outras atividades artísticas seu ganha pão. Nem sempre tudo é divertido e deve ser difícil administrar os negócios por conta própria, mas a satisfação por cada trabalho concluído vindo das próprias mãos deve ser demais... Fico feliz por você "estar viva"! Por mais senhorinhas inspiradoras cruzando os nossos caminhos, hehe! Beijos, flor~

  • Carol Mancini

    É, deu certo sim! :)

  • Fernanda Rodrigues

    Oi, Rê! Sua ilustra ficou linda! :) Adoro tudo o que você faz, porque é visível o amor em cada traço! Sobre o bloquei, eu entendo perfeitamente como é isso de estar atarefada e as ideias sumirem. Quando isso acontece, penso que é hora de desacelerar. Nada como uma caminhada, não? Beijos, Fê

  • Flavi - Memorias de uma Guerreira

    Vou aproveitar e te fazer um convite! Está rolando um sorteio especial de 3 anos de blog lá no meu cantinho. Estarei sorteando 4 itens "medievais" que podem servir pra homem e pra mulher. Se tiver interessada em participar vou deixar o link aqui pra você preencher o formulário. No mais, boa sorte desde já! Sorteio do blog

  • Chell

    Ouvi o post porque achei o máximo issooooo!! =O Bloqueio é chato mesmo =/ dureza lidar com essa vida criativa.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *