Tutorial: Dicas para salvar seu midia kit

O midia kit de um blog é uma espécie de "cartão de visitas", só que com bem mais informações que um cartão teria. É ele que é comumente apresentado à empresas quando as mesmas se mostram interessadas em anunciar no seu blog. 

 

Aqui neste post vou mostrar apenas o processo final de como você deve salvar seu midia kit, apesar de algo simples, sempre tem alguém que pergunta como salvei o meu e achei mais que justo ter essa dica aqui no blog.

 

No blog da Sernaiotto tem dicas ótimas que sempre indico de quais informações deve conter no seu midia kit (AQUI) e também uma calculadora de valores caso você não tenha ideia de como cobrar por publicidade em seu blog (AQUI).

 

Bem, tendo essas informações, em que formato disponibilizar seu midia kit para as empresas?

 

Eu coloco de duas formas: numa página no blog, ali na aba "anuncie". Upo como imagem normal, assim como você upa as imagens em seus posts, em sequência, e mantenho sempre atualizada. A outra maneira é o envio em PDF, através de e-mail quando alguma agência/empresa solicita. 

 

Salvando seu Midia kit no Word (PDF)

 

OBS: Eu utilizei imagens de dimensões 1754 x 1280 px.

Abra um norvo arquivo no seu Word.

Na aba "layout da página", selecione a posição da sua imagem: retrato ou paisagem. Como fiz as imagens em formato paisagem, selecionei a segunda opção, mas é opcional, ok? Você pode fazer em pézinho ou deitadinho. Eu prefiro deitadinho.

 

como-fazer-midia-kit

 

Em "Margens", selecione a opção "margens personalizadas" e em seguida, coloque todas as medidas de margem com 0 cm. (caso você queira a imagem com margens, só pular essa parte).

 

como-fazer-midia-kit-2

 

como-fazer-midia-kit-3
 

 

Em "Inserir", selecione as imagens que farão parte do seu midia kit na ordem que serão organizadas.

 

como-fazer-midia-kit-4

 

Por último, clique em arquivo, "salvar como" e salve uma versão em PDF e de preferência, também uma versão em Word.

 

como-fazer-midia-kit-5

 

Como salvar seu Midia Kit no Google Drive (PDF)

 

No Drive, onde também é possível salvar documentos em PDF caso você não tenha o Word instalado no seu PC, você vai seguir basicamente o mesmo processo: abrir um novo documento (Novo > Documentos do Google). Em Arquivo, você fará as configurações para ajustar a imagem ao layout (Configurações da Página)

 

como-fazer-midia-kit-7

 

Selecione o formato da sua imagem (retrato ou paisagem) e ajuste as magens (lembrando que é só colocar 0 caso queira a imagem sem margens)

como-fazer-midia-kit-6

Se a sua imagem ficar no cantinho, não ajustada, sem problemas: basta clicar nela e com a setinha, arrastar até a ponta para que fique do tamanho total do documento. Importante: sua imagem deve estar de um bom tamanho ou a imagem ficará com aparência "estourada", ok?

 

como-fazer-midia-kit-9

 

Tudo certinho? Só salvar seu arquivo!

 

como-fazer-midia-kit-8

 

Eu considero o visual do midia kit um fator muito importante, pois como já mencionei, ele é seu cartão de visitas. Caso você ainda não tenha uma imagem que represente seu blog, ou não domina ferramentas de ilustração e edição de imagens, e tem interesse, envie um e-mail para ilustra@mulhervitrola.com.br e solicite um orçamento.

 

Se alguém tiver alguma dúvida, só deixar aí no post 🙂

 



6 thoughts on “Tutorial: Dicas para salvar seu midia kit”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *