Tutoriais

Filosofia de Gaveta

Gente: sentem que lá vem  a história.
 

Dias atrás eu tive uma noite difícil. Eu sentei e fiz uma coisa que não fazia há MUITO tempo: chorar.

Depois de desabafar com pessoas queridas, acabei optando por mandar o momento embora. Xô. A situação não mudou e está bem longe de mudar, mas por alguns momentos, tirei ela de mim e a deixei lá, sentada numa cadeira para ver a banda passar.

 

Neste mesmo dia, eu finalizei uma gaveta que estava abandonada aqui em casa. Fazia tempo que eu havia retirado do móvel que ela pertencia, decidi num momento “vamos sacudir o esqueleto” dar um trato nela. Lixei, pintei de um lindo e vivo amarelo, coloquei a corrediça que havia caído, troquei o puxador: antes, um velho de plástico, agora, uma linda rosa na cor branca. Forrei o interior com um contact preto e eis uma nova e linda gaveta. Fiz o serviço completo, com muito carinho e dedicação. Investi meu tempo e carinho neste serviço.

 

Quando fui finalmente colocá-la em seu lugar, a gaveta não entrou. Tentei aqui e ali, marido também tentou ajudar, até que percebi que a gaveta por algum motivo não cabia mais ali. Juro que tentei de todas as formas possíveis encaixá-la. Como isso é possível? A gaveta decidiu do dia para a noite crescer e não caber mais aonde deveria.

 

Parece filosofia de boteco (e pode ser, eu adoro uma conversa de boteco, vai!), mas eu me identifiquei com essa gaveta. Horas antes, eu me questionava do motivo de eu fazer tanto e perceber que nem sempre a situação vai mudar só porque você mudou. Eu não ganhei “um dia de princesa” como essa gaveta, mas por algum motivo esperei que as coisas mudassem após tantas reviravoltas pessoais. Mas se o outro lado continua estagnado, a mudança só fará sentido para você. Dá para encaixar o novo no velho? Não sei, pode ser. Mas aqui, não deu.

 

Bem, eu ainda não sei o que fazer com a gaveta. Mas eu olho para ela com orgulho do que fiz, independentemente dela agora fazer parte do móvel ou não. Fiquei pensando: e se ela ganhasse uma nova função? Alguma sugestão para esta rebeldia?

 

 

Antes: A gaveta já havia sido lixada e estava com uma camada de tinta PVA branca. Apliquei cerca de 6 demãos de tinta amarela (fosca) com ajuda de um rolinho pequeno de espuma, entre os intervalos de secagem. Nos cantinhos, apliquei a tinta com pincel mesmo. Coloquei contact preto fosco no fundo e comprei um novo puxador (esse custou 1 real aqui na minha cidade. Não é uma maravilha?).