Papo de Artista, Papo de Vitrola

Gostou? Então compra

Não tem muito tempo que comecei a participar de feiras – locais e em outras cidades – e não tem muito tempo também que hoje em dia, pondero um milhão de vezes, pois nem sempre é um baixo investimento. Já participei de feiras em que saí com o triplo do valor de tudo que investi e já houveram feiras em que eu tive tanto prejuízo com a falta de retorno que quase fiquei sem pagar o aluguel. Infelizmente, esta segunda aconteceu mais vezes.

Uma das inúmeras feiras que participei

Mas vamos falar de coisas que a maioria de nós artistas temos vergonha de falar: você gostou e achou muito linda mesmo esta arte? Então leva. Ela não tem um valor inestimável, não tô vendendo a Monalisa. Certamente, é um valor que alguém – e talvez, seja você – consegue pagar.

Elogios são um grande estímulo, porém não é tudo. Assim como likes não dão dinheiro (não necessariamente), apenas elogios também não pagam as contas (eu adoraria). Quando um artista se dispõe a participar de uma feira ou coloca um produto para vender, o investimento já ocorreu. O produto foi feito, o tempo foi gasto, a expectativa de venda foi criada.

Aí tem o passeadores de feira. Aqueles que surgem lindos, descolados, com seus tênis que custam meu aluguel + a ração dos 5 pets e saem de lá com as mãos abanando. Já participei de feiras em que as pessoas ficavam horas elogiando meu trabalho e não levavam… nada. Nem um adesivinho que costumo vender nas feiras por 1 real cada. Um kit com 3 ímãs sai a 10 reais. Os mini pôsteres, 10 reais. Não levavam… nada. Um fenômeno interessante, já que em feiras sempre rola divulgação dos artistas que irão participar e os mesmos sempre se antecipam dos produtos que irão levar.

Tenho um amigo que está tentando vender seus livros de poesia a R$10 e nem mesmo as pessoas que gostam do que ele posta e consomem o conteúdo dele desembolsam este valor TÃO ALTO (sendo irônica). Eu me pergunto: mas… por quê?

minha cara quando a pessoa pede desconto em produto que custa 10 reais :((((

É por isso que alguns artistas desistem, desanimam. A solução para isso tá em livros sobre o assunto, numa terapia, num consultoria, num passeio pra esvaziar a cabeça. SOZINHO é muito complicado, tem dias que dá vontade de desistir de tudo. E adivinha? Essas coisas custam dinheiro. Já viu quanto custa uma “imersão” artística? É papo pra 1000 contos, meuzamigos. Sentiu o impacto da bola de neve, né? NÃO FECHA, gente.

Então, da próxima vez que você for a uma feira, separe uma parte do seu dinheiro e compre nem que seja o produto mais barato de todos os stands que você conseguir. Se você for abastado, compre o mais caro, mesmo. Eu te garanto com TODA CERTEZA que este artista vai ficar muito agradecido. Dinheiro é necessidade, e saber que as pessoas estão levando nossa arte para casa e pagando por ela é algo bem importante. Caso contrário: fique em casa e deixe para levar sua roupa de grife a outro passeio que você esteja mais disposto a pagar.

Obrigada, de nada.