Papo de Vitrola

5 opções Netflix para artistas

Existem diversas coisas que eu utilizo para dar aquela alimentada básica no cérebro, mas sem dúvida, filmes, séries e documentários são as minhas fontes favoritas. Fico catando incansavelmente, e infelizmente, já houveram mais filmes e documentários na Netflix para criativos, hoje possui bem menos.

Segue minha pequena lista de opções que ainda estão disponíveis – mas sabe-se lá até quando. Portanto, aproveitem para assistir antes que retirem do catálogo!

Episódio 1 da série “Abstract”

Toda a série é boa (com exceção da segunda temporada que não me simpatizei tanto com os assuntos e até agora não assisti), mas este primeiro episódio é especial, pois exibe o dia de um ilustrador, ninguém mais, ninguém menos que Christoph Niemann, responsável por várias capas da renomada revista New York. A parte mais interessante que eu acho desse episódio é o fato de Christoph discutir a criatividade não como uma magia, e sim como uma prática, um trabalho. Sentar e gerar resultados.

O Serviço de Entregas da Kiki

Adicionado recentemente na Netflix juntamente com outros clássicos do Estúdio Ghibli, assisti este por recomendação de outra ilustradora, a Irena Freitas.

Kiki é uma jovem bruxa que se muda para outra cidade, longe da família, e de forma muito independente, começa a fornecer um serviço de entrega de encomendas para se manter. Achei interessante visto de uma ótica artística e freelancer, pois trata de dilemas como insegurança, falta de inspiração e sobrecarga de trabalho, entre outros que só mesmo assistindo para se identificar.

Como cérebro cria

Documentário levinho para entender de forma mais científica sobre como criatividade é um processo natural do nosso cérebro e como possui as mais diversas nuances, como podemos aproveitá-la e não torná-la como algo inalcançável ou complexa demais, obtida apenas por grandes artistas.

Grandes olhos

Este filme pode não ser do gosto de alguns, mas traz em debate um assunto de extrema importância para artistas: o machismo na arte e falta de créditos e reconhecimento das mulheres nas artes. O filme é sobre Margaret Keane, artista norte-americana que ficou famosa por suas pinturas com crianças possuindo grandes olhos. Porém, a fama foi direcionada para seu marido na época, que assinava todas suas obras como se fossem dele para que houvesse mais êxito nas vendas. Bem, já vimos casos assim antes, né? E sabemos bem onde isso acaba. Esse filme me deixou com bastante raiva, porém acho a discussão bem válida, infelizmente, até os dias de hoje.

Minha Obra-prima

Para encerrar o top 5, esse filme argentino com pitadas de drama, humor e reflexões bem bacanas sobre ser um artista quem mantém seu discurso e é autêntico. Tem um plot no semi-final divertidíssimo e carrega uma bela mensagem, principalmente sobre amizade. Em tempo, a maior delas eu acredito que seja: “valorize seus amigos artistas EM VIDA!”. Não esperava muito por ele e tive uma ótima surpresa.

Você conhece algum filme sobre arte e criatividade que goste bastante? Vou adorar ver sua sua sugestão nos comentários (mesmo que não tenha na Netflix :D)