Papo de Vitrola

pode chamar de vitrola

eu havia lido esse post da Fernanda sobre a história de seu nome e fiquei pensando sobre. depois que minha mãe faleceu, muitas histórias ganharam religações, algumas deixaram de existir, outras entraram na possibilidade de sequer nunca terem existido. a história do meu nome é uma delas.

minha mãe sempre contava que a escolha do meu nome foi em homenagem a uma amiga, que gostava muito de uma menina da casa em que trabalhou. muito inteligente, ela se chamava renata. e eu, que me chamaria “fabiane”, passei a me chamar renata.

Renée é um prenome feminino que vem da variação latina Renatus, que significa “nascido de novo”. Em países de língua italiana, portuguesa e espanhola se utiliza existe as formas no masculino e no feminino, Renato e Renata. No idioma francês foi traduzido para René e Renée. Existe também a forma feminina Renate, comum em países de língua alemã e neerlandesa. Renata é um nome feminino comum na Polônia, República Checa, Croácia e Eslováquia.

nunca gostei do meu nome. até uns 13 anos de idade, nunca havia estudado com uma renata, e eu tinha inveja do mundo de priscilas, tatianas e micheles se reunindo no recreio com seus nomes populares. meu nome era comum, fácil de escrever e ninguém o tinha. e por quê?

durante muito tempo, tive apelidos: pereira, morcego (?), montenegro, penélope, key. e para uma satisfação estranha, realizei o sonho de infância e estudei numa classe com mais 4 renatas além de mim. e tem também as variações confundíveis de renata: fernanda e roberta. a veterinária da jaguatirica durante muito tempo me chamava de patrícia. achei engraçado e não corrigi. quando ela se deu conta, se desculpou muito constrangida: “não sei da onde tirei que você se chamava patrícia”.

MACARRÃO SÊMOLA RENATA GRANO DURO 500G TRICOLORI PENNE
renata, tricolori e com vegetais.

tem uns bons anos que as pessoas passaram a me chamar pelo meu nome “artístico” vitrola e eu passei a gostar muito, acho carinhoso. amo quando me chamam de vitrola/vitrolinha e a possibilidade de existirem pessoas que sequer sabem qual é meu nome verdadeiro.

não gosto quando amigos e conhecidos me chamam de renata. se for namorado então, é motivo até para briga. “tá com raiva de mim? por qual motivo tá me chamando assim?”. tudo porque passei a perceber que quando me chamavamdesta forma, é porque o relacionamento havia chegado ao fim. dependendo da situação, meu nome vira uma espécie de ofensa – ou despedida.

tem dias que eu sinto que não tenho nome nenhum.

mas pode me chamar de vitrola.

link interessante: nível de popularidade do seu nome de acordo com dados do IBGE.