Morando Sozinha, Na Cozinha

10 coisas que aprendi depois que me tornei vegetariana

Sempre achei alimentação um troço muito pessoal: seu gosto, suas referências, lembranças, tudo ali, num pratinho, prestes a saciar sua fome (ou desejo).

E também acho alimentação algo muito mutável na minha vida. Tenho gostos que foram mudando com o passar do tempo, coisas que eu gostava e não gosto mais, e coisas que eu não gostava e hoje em dia como sem problemas. E recentemente, aconteceu o mais transformador: eu decidi virar vegetariana.

Claro que isso não foi uma ideia que surgiu DO NADA. Eu trabalhava isso na minha cabecinha há muito tempo, um desejo com falta de atitude, eu diria. Como agora preparo comida do dia-a-dia exclusivamente para mim (com exceção da amiga Gabi que vem almoçar todas as terças mas não se importa com o cardápio vegetariano, rs), eu percebi que seria o momento ideal.

Aos poucos, fui tirando carne do meu cardápio e do meu orçamento. Não sei dizer se os custos baratearam, talvez tenha ficado elas por elas, mas os pratos ficaram mais diversificados. 

Logicamente, eu conto com o privilégio de morar numa cidade onde mesmo sem ter carro, consigo estar em qualquer mercado da cidade em no máximo 25 minutos, além de poder contar com as feiras, lojas com produtos orgânicos/naturais/cerealistas, etc. 

Eu posso dizer que minha consciência está bem mais tranquila agora, embora eu ainda não seja vegana (que eu considero um passo mais adiante… uma coisa de cada vez!)

 

10 coisas que aprendi depois que me tornei vegetariana

  • Os restaurantes/lanchonetes tem poucas opções se você é vegetariano e às vezes compensa mais fazer sua comida/lanche em casa mesmo 🙁
  • Tem que ser bem específico ao explicar que você não come carne, de nenhum tipo. Pedi um lanche sem carne outro dia, mas veio presunto…
  • SEMPRE tem uma versão vegetariana pra maioria das coisas que você come. Já fiz até salsicha aqui em casa, hambúrguer…
  • Pra quem, como eu, come quase de tudo, admito que é BEM mais fácil. Adoro experimentar coisas.
  • Isso que você vai sentir falta da carne não é regra. Vai muito de cada um. Com o tempo você acostuma, principalmente se seu conceito for baseado ao não sofrimento dos animais. Até o cheiro deixa de ser atrativo e você come de boas seu churras de legumes enquanto a galera come carne.
  • Não existe “virou vegetariano e ficou chato”. Gente chata é chata sempre, independente da escolha alimentar, só que a gente nunca se dá conta até que doa na nossa consciência ou emita opinião sobre algo que gostamos. Reparem só.
  • Não acho nem mais fácil nem mais difícil cozinhar, mas a gordura da louça é menor.
  • Tem PTS (proteína de soja) boas e HORRÍVEIS. A primeira que comi era horrível. Dei uma segunda chance e achei uma bem boa. A forma como você prepara/tempera também influencia muito.
  • Comida japa vegetariana é SENSACIONAL. Mesmo. Feijoada ainda preciso comer uma que me surpreenda pra valer.
  • As pessoas ou te criticam muito por ser vegetariano/ tiram sarro/ debocham ou ficam curiosas. No fim das contas, é tudo falta de informação sobre o que é realmente ser vegetariano (é mais simples do que parece ser, rs).

 

Alguns dos meus pratinhos do dia a dia, pra vocês verem que não como comida feia nem sem graça, muito pelo contrário:

Lentilha, farofa de ovo e cebola, batatinhas assadas, abobrinha refogada, farofa de couve, feijão rajado…

 

Strogonoff de queijo minas e champignon, chuchu com pts de alho, purê de abóbora, feijão branco, farofa de pts…

 

Feijão bolinha, berinjela refogada, hamburguer de lentilha, purê de milho, arroz cateto com arroz vermelho, repolho…

onigiri com abacate, cenoura e pepino. nhammy!

 

É isso! Alguém já fez uma mudança do tipo assim na alimentação?