Na Cozinha

Chimichurri: O melhor tempero do MUNDO!

Embora eu tenha o costume de ir à feira com apenas poucos propósitos – comprar o alho maravilha e o feijão delícia na banca do Português  e comer pastel -, eu sempre costumo dar uma olhadinha em busca de alguma novidade: é tanta coisa embalada com tanto capricho que dá gosto de ver. Numa das últimas vezes, um pacotinho me chamou a atenção pela variedade de cores, e uma etiqueta que dizia "chimichurri". Como sou #aloka dos temperos, resolvi levar para casa e experimentar. Já tinha ouvido dizer, mas não conhecia e… céus! é o melhor tempero de longe que já comprei. O vício é tanto que já fiz inúmeras possibilidades com ele: na carne, no churrasco, no frango e a última do final de semana: numa misturinha de manteiga para torradas. Não tem limites para chimichurri! Sais de banho de chimi churri, please!

 

8 maneiras de usar:

1. Para temperar a salada;

2. Nos marinados com limão;

3. No frango ao forno, envolvido com maionese e batatas!;

4. Para as batatinhas em conserva;

5. Nos legumes cozidos;

6. Na omelete;

7. Nas torradinhas com manteiga;

8. Nas carnes de churrasco (principalmente frango)

 

E o nominho é engraçado né? A explicação para  a origem do nome que mais gostei foi que é por causa da palavra basca "tximitxurri", que significa mistura*. E é bem isso mesmo, uma mistureba milagrosa que deixa tudo com um gostinho de comida especial, sem pesar.

 

Fui pesquisar um pouco mais do temperinho maravilha e tem mais coisa nele do que eu imaginava: salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moída, pimentão, louro, pimenta do reino negra e mostarda em pó*. Como ele vem desidratado, pode-se acrescentar azeite e vinagre/limão e fazer uma misturinha, ou usar desidratado mesmo, apenas salpicando às receitas. Gente, eu garanto… sucesso na certa!

 

Na última ida à banca do Português, vi um pacotinho semelhante, porém escrito "tempero para feijão". Ainda não sei o que tem dentro mas né… adivinha se não levei? Depois eu conto se gostei!

 

 

chimi

chimi (a íntima já), a misturinha que fascina (e vicia!). Olha quanta boniteza junta!

 

 

O amor é tanto, que resolvi dedicar uma música pro chimi:

 



 

 

"Eu preciso de você agora e eu sempre precisarei de você
Pare, pois eu realmente amo você!
Pare, eu estou pensando em você.
Olhe dentro do meu coração e permita que o amor nos mantenha unidos"

 

*Fonte: Wikipédia