Mundo Blogueiro, Papo de Artista

A importância do Facebook OpenGraph

Você já ouviu falar em SEO?

SEO significa Search Engine Optimization. Em outras palavras, otimizar seu site ou páginas do seu site para que ele seja melhor encontrado pelas ferramentas de busca (tipo nosso famoso Google). É tipo pegar um manual do seu blog/página e dizer: “oh, aqui tão todas as minhas infos”. Sacou?

Mas não é só pro senhor Google que você precisa mostrar direitinho do que seu site fala. No Facebook, os chamados metadados de publicações também são mega importantes! Isso vai fazer com que suas publicações atraiam mais visitantes, por já ter um resumo do que a pessoa irá encontrar ali.

Já aconteceu de você postar um link do seu blog no Facebook e não aparecer imagem nenhuma na sua postagem, ou uma imagem aleatória qualquer, resultando numa frustração sem tamanho? Então esse tutorial é pra você!

Na imagem abaixo, temos um exemplo de um link postado com metadados, informando ao Facebook – e ao leitor – uma ideia/resumo do que será encontrado no meu blog.

 

pagina-metadados-vitrola-opengraph-wordpress

 

Tá, mas como a gente faz isso tia Vitrola?

No WordPress, eu utilizo o plugin YOAST SEO, que me auxilia não só nisso, mas também em outras funções SEO para meu blog.

No menu do plugin (que fica ao lado esquerdo do seu painel do WordPress após a instalação do YOAST), selecione a opção SOCIAL e depois, vá na aba FACEBOOK.

Preencha as informações de acordo como você quer que apareçam no resumo de suas postagens do Facebook: faça upload de uma imagem que represente seu blog, insira o título do seu bloge uma descrição curta do que você acha relevante sobre ele. Salve as alterações.

 

yoat-seo-opengraph-tutorial

 

Para ver como ficou, visite o Facebook Sharing Debbuger. Cole o link do seu blog no campo e depois clique no botão “depurar“.

 

DICA DE OURO: Após clicar em depurar, provavelmente você encontrará uma mensagem de erro na parte superior, que talvez impedirá de você aplicar suas mudanças feitas no YOAST SEO. Aqui funcionou perfeitamente após eu ter clicado em SCRAPE AGAIN, como na imagem abaixo. Em alguns blogs, diziam que era um bug do Facebook… mas não sei afirmar isso com certeza. Só sei que funcionou!

 

facebook-opengraph-tutorial

 

É isso. Gostou? Compartilha com seus amigos e me motive a produzir sempre conteúdos do seu interesse! ♥

 

Nota: não sou especialista na área, tudo que fiz foi baseado em leitura em alguns blogs sobre o assunto. Aqui nesse blog tem um artigo bem legal e completinho sobre a assunto, pra quem quiser saber mais. Join!