Papo de Artista, Papo de Vitrola

Pare AGORA MESMO de roubar imagens

Internet, sem dúvida nenhuma, é um longo universo a ser explorado, mas ao contrário do que muitos pensam, tá longe de ser “terra de ninguém”

Já foi o tempo (e foi tarde!) que se postava qualquer tipo de conteúdo ofensivo/preconceituoso/ilegal e ficava por isso mesmo. Mas, na minha opinião: ainda temos um LONGO caminho a respeito disso, e tem muita gente aí passando impune…

 

A começar, por direitos autorais na internet. Êlaiá.

Ainda hoje, em pleno 2016, ouço gente falar “ACHEI essa imagem na internet e COLOQUEI PRA VENDER NA MINHA LOJA”  (juro)

Então, vamos lá. Todo mundo erra, e isso é um erro bem comum (mas não deveria). Já errei, mas era 2005 e todo mundo ainda tava aprendendo como se usava a internet. Já peguei imagens que achava no Google e fazia papel de parede, topo pra blog (de uso próprio). Mas, a coisa muda de um esbarrão na rua para sequestro quando você usa uma imagem não autorizada para COMERCIALIZAR.

 

IMAGINA…

Pensa: imagina que você é um MÚSICO, ou apenas uma pessoa muito inspirada, e resolve escrever uma música supimpaça. Resolve postar na internet pra ganhar uns likes.

Aí vem um famoso “da moda” pega sua música, acha super legal, e resolve gravar: coloca no próximo álbum, faz turnê com essa música. O álbum bate record de vendas, a música vira top nas paradas. Que orgulho, não é mesmo?

Agora, imagina não receber NADA. NADICA por isso. Nem uma mençãozinha sequer. Nem uns trocos pra pagar a próxima fatura da sua internet de 4gb… continuar aí, contando as moedinhas pra pagar o delivery (minha vida). Você ainda acha uma boa e JUSTA ideia?

 

VIDA REAL: JÁ ACONTECEU COM ALGUÉM QUE VOCÊ CONHECE!

Lógico que, para nós, pobres mortais e produtores de conteúdo de pequeno alcance, pode ser difícil – mas não impossível – uma situação assim acontecer. Mas se tem uma coisa que é super comum é alguém que você não autorizou pegar uma imagem sua e resolver vender, sem nem te avisar ou perguntar se você acha uma boa ideia trocar  o cabelo da sua personagem de marrom para laranja-fluorescente. Simplesmente assim: decidiu, pegou, vendeu, lucrou… e deixou você chupando dedo. Parece justo?

Tem uma imagem aqui no blog que disponibilizei para download gratuito, mas tem Creative Commons e termos de uso explicando que NÃO deve ser usado para vendas. Vou citar alguns casos:

 

estrela-estrelinha-ROUBO-NAO-COMPRE

Loja Estrela Estrelinha Studio Criativo – VENDA NÃO AUTORIZADA NO Elo7, que alega que não pode me enviar os dados da vendedora para que eu entre em contato, mas manteve a venda no site por meses.

enjoei-roubo-nao-compre

Venda NÃO AUTORIZADA na plataforma ENJOEI que já foi notificada diversas vezes, colocaram marca d’agua na minha imagem mas nunca retiraram o produto do site

UPDATE: Depois de muita lenga lenga no Twitter, tiraram hoje.

 

NÃO É NÃO, EIS A QUESTÃO…

Então, eu não sei dizer de uma forma melhor e mais prática do que um milhão de posts mais explicados em termos jurídicos: NÃO USE IMAGENS QUE VOCÊ ENCONTRAR NO GOOGLE SEM AUTORIZAÇÃO. Não adianta se é só para vender um kit de convites pro aniversário de 2 anos da vizinha da sua tia. Não adianta se é só para colocar no stand do evento de animes da sua cidade. Alguém, em algum lugar, espera receber pela arte que produziu, e estudou muito pra isso.

 

1

 

 

Em outras palavras: se não foi você que CRIOU, não foi você que teve a IDEIA e você não entrou em contato com a pessoa para que ela seja PAGA por isso, a resposta sempre será: NÃO. Simplão.

TEM SOLUÇÃO?

Existem muitos sites que liberam imagens para uso comercial e um exemplo é o site Pexels, que contém imagens para uso livre. Na dúvida, procure por algum lugar no site informando algo do tipo:

” Free for personal and commercial use” (uso pessoal e comercial livre)”

E claro, a outra solução é procurar um profissional da área e explicar qual seu interesse. Seja sincero, não tenha vergonha de ter dúvidas ou estar com pouco dinheiro. Explique a situação, seja honesto e objetivo. Sempre haverá um profissional que se encaixará nos seus interesses.

Sei que esse assunto parece chato e  cansativo (eu sei, eu sei), e que parece egoísmo de quem fez a arte/música, mas lembre-se: o mundo dá voltas e um dia o prejudicado pode ser você. Fora que não custa nada valorizar o trabalho de quem, muitas vezes, ficou HORAS estudando para executar aquilo. Concordam?

(e também acho que ninguém tem interesse de ficar no mural da vergonha, nem ser processado, né não?)

 

Dicas de postagens mais completas sobre o assunto:

O que é Direito Autoral

O que são Direitos Autorais

Direitos Autorais – Noções Básicas