Papo de Vitrola

Toma conta da sua vida

Podemos chamar de "autocuidado", mas eu também gosto de "egoísmo homeopático". O sabor umami do zelo por si, nem doce, nem salgado, apenas suficiente, e que bem dosado, não causa mal a quase ninguém - e se você leu o final lembrando ou cantando a música do Lulu Santos, deveria praticá-lo mais vezes.

Minha mãe adorava dizer a expressão “não pode desvestir um santo para vestir outro”. Eu acho cheia de potencial, pois quando criança eu dava risadinhas, imaginando o outro santo peladinho. Hoje em dia, infelizmente não acho mais tanta graça, pois entendi que o outro santo pelado… sou eu. Sou eu quando, na maioria das vezes, não preservo o direito de ser assim oh, um tiquim egoísta, só pra não salgar demais.

Tem um conselho que eu adoro dar, e que obviamente, não sigo. É de quando um amigo está muito carente, uma vibe “ninguém se preocupa comigo“, mas que TAMBÉM serve para a versão “tá todo mundo MUITO preocupando com minha vida” que é: então cuida da sua vida você também. E não é um crítica, é uma constatação. Quem assim não está, está fazendo errado. É isso que as pessoas estão fazendo em maior parte: cuidando de suas próprias vidas.

Midsommar: 4 detalhes que você provavelmente perdeu se só assistiu uma vez  [LISTA] · Rolling Stone

É lógico que não vou me sentenciar aqui, acho que a gente aprendeu um pouco errado sobre autocuidado, essa coisa meio “vamos todos dar as mãos com coroa de flores e cantarolar.” Isso não é autocuidado, isso é Midsommar¹. Autocuidado não precisa ser bonito pro mundo inteiro ver, precisa ser efetivo em nos fazer bem, ou pelo menos nos poupar do azedume, eu acho. A premissa é simples, o fandom é que fica meio perdido.

Nisso tudo ainda tem um bônus satisfatório: ver alguém que a gente ama se cuidando. E mais deprimente e frustrante, eu diria, é o inverso. A parte empática do egoísmo homeopático sequer fica de fora, e deveria ser a segunda mais incentivada do autocuidado, “estar bem, segundamente, para quem REALMENTE se preocupa com você, e REALMENTE te quer bem”.

se cuidem aí e sejam egoístas. ninguém vai estar reparando 🙂

¹Midssomar é filme dirigido por Ari Aster, lançado em 2019, que mistura belos cenários de natureza com cenas brutais de terror psicológico.