Ilustração e Design, Papo de Artista

Preciso de um logotipo, e agora?

É muito normal ter um negócio em ficar com muitas dúvidas quando surge a necessidade de desenvolver um logotipo para seu negócio. A começar pela expressão – que julgo ser a menos importante das dúvidas – sim, é “o logotipo” e não logomarca, nem “a logo”. Mas isso é papo bobo e longo de designer, rs.

Listei aqui dicas para te ajudar quando for contratar alguém para desenvolver a sua marca que vai muito além da expressão correta. Vamos lá?

Contrate alguém que você se identifique

O primeiro dos maiores erros cometidos é contratar alguém para fazer seu logotipo sem antes pesquisar sobre os trabalhos anteriores, tipo de traço, estilo e etc. do artista. Pense bem: você precisa de um trabalho que irá sintetizar todo seu negócio em uma arte, e o mínimo é que você se identifique com as referências do seu escolhido (a) e confie no projeto. Certo?

O que fazer? Pergunte ao seu artista escolhido se ele possui algum portfolio (uma espécie de vitrine virtual com os trabalhos que ele já fez) ou, se poderia enviar alguns trabalhos anteriores. Sem surpresas, as chances de você obter um trabalho alinhado às suas expectativas é bem maior.

Junte referências da sua marca

Sabe a expressão “me ajuda a te ajudar?” Então, digamos que a criação de um logotipo é mais ou menos assim. Normalmente, você irá receber muitas perguntas do seu designer escolhido sobre seu negócio, uma forma de ajudá-lo a executar um trabalho em sintonia com suas expectativas. Mas, não tem mágica: quanto mais informações você der, melhores podem ser os resultados.

O que fazer? Tente reunir em textos, imagens e o que mais for da sua vontade, informações que você considera valiosas sobre sua marca. A sua história, detalhes peculiares do lugar onde você trabalha ou do seu serviço, coisas que você tem como referência ou que gosta muito, e assim por diante. Não tenha vergonha, não precisa ser nada muito longo nem específico, nem que necessariamente será colocado na arte, mas a mente de um criativo é isso mesmo: um misto de muitas referências!

Menos é mais

Essa é clássica das clássicas, mas, sempre bom mencionar: um logotipo precisa ser o mais objetivo possível. As pessoas precisam bater o olho na sua marca e entender do que se trata, assim, nos primeiros minutos. Logo, sei que pode ser muito tentador reunir a ilustração dos doze gatos, três montanhas e uma xícara de café, mas… vai ter que rolar um resumo!

O que fazer? Pense na versatilidade que sua marca precisa ter, por exemplo: se você for participar de um evento e dividir um pequeno espaço com outras marcas, você terá o menor destaque tendo um logotipo com muitas informações, correto? Ou se você precisar aplicar em outras superfícies, seu logotipo funcionará tão bem quanto numa página em branco?

Explorando possibilidades

O mais legal depois de um logotipo entregue e finalizado é ver as possibilidades que os clientes tem aplicando o logotipo das mais diversas maneiras. Etiquetas, tags, banners, aplicações em madeira… isso é ótimo para fortalecimento da sua marca, além de dar um tom mais profissional e estiloso para seus produtos.

Identidade visual criada por mim para Dona Gatolina e aplicada numa etiqueta de madeira pela cliente
Identidade visual criada por mim para Dani Mesquita Ateliê e aplicada numa etiqueta dourada pela cliente

O que fazer? Pense em áreas e produtos que podem receber sua marca. Se você não vende produtos e sim serviços, pode criar calendários, régua e pequenos brindes para datas especiais.

Se puder, sustente uma linha

Se o seu logotipo possui uma manual de marca, significa que você tem em mãos boa parte da identidade da sua marca: cores, fontes e variações. Ao pensar em criar uma identidade visual, comece também a pensar no visual do seu negócio como uma extensão do seu logotipo, contínuo, harmonioso e organizado.

exemplo de imagem com foto, texto e paleta de cores em harmonia de cores e estilos

O que fazer? Explore as cores do seu logo no seu espaço de trabalho, em fotos de divulgação, etc. Tente criar uma “paleta de cores” da sua marca semelhante ao seu logotipo. Se você tiver muitas dúvidas sobre as melhores escolhas visuais para sua empresa, pode contratar um profissional da área. com certeza você não se arrependerá e colherá bons frutos desta mudança 🙂

Agora que você já sabe de todas essas coisas, você pode conhecer mais do meu trabalho com criação de logotipos para pessoas e empresas clicando nesta página e claro, se você se identificou com meu estilo, pode contratar meus serviços. Basta enviar um e-mail para revitrolailustra@gmail.com e solicitar um orçamento 🙂