Ilustração e Design, Papo de Artista

5 dicas para desbravar sua mesa digitalizadora (tablet)

Este é um post especial para você aí, que tá travado para utilizar sua mesa digitalizadora, ou comprou uma e deixou pegando poeira, sem coragem de utilizar. Que tal aproveitar o momento e treinar, sem compromisso nenhum, alguns rabiscos na sua mesa?


Vim trazeri 5 dicas que me ajudaram muito quando adquiri minha primeira mesa digitalizadora, uma Wacom Bamboo Connect há quase uma década! Quando você pegar o jeito, não vai querer outra coisa e seu desenho pode passar por uma fase de transição e aprimoramento bem interessante. Bora?

1 – TREINO É TREINO

No começo, é estranho, difícil e coisas horríveis passam pela nossa cabeça no primeiro contato com uma mesa digitalizadora (tablet). A pior delas e mais persistente é “ah, eu não levo jeito!”. Mas, calma: uma vida inteira utilizando mouse, é super normal estranhar horrores, e até o cérebro acostumar que o que você desenha em uma lugar, aparece em outro (?) leva um tempinho. Não é só com você: todo mundo passa pelo mesmo processo de estranhamento.

2 – O QUE HÁ DE NOVO?

Um erro que eu sempre cometia era nunca checar se as atualizações da minha mesa estavam de acordo com seu funcionamento. Eu sei, é uma parte chata, mas minha produtividade melhorou muito mais quando coloquei isso como prioridade para não ter que ficar resolvendo isso no meio de um trabalho.

3 – USE E ABUSE

Tanto a mesa digitalizadora quanto os programas de edição possuem pincéis que você pode usufruir e ter boas experiências, ou pelo menos, variá-las. Acho que todo artista possui um pincel favorito, então, não tenha receio: teste e encontre o seu queridinho!
O mais tradicional é a ferramenta Pincel (B), mas você deve utilizar o que te deixa mais confortável.

4 – HORA DA LIMPEZA

Achou que seu traço ainda está muito “tremido” e gostaria de consertar algumas coisas? Sem problemas! Dê um zoom nas áreas específicas do seu desenho para facilitar a visualização, e com a ferramenta SELEÇÃO DIRETA (A), visualize os pontos extras. Com a ferramenta CANETA (P), clique no botão de menos (-) para eliminar pontos extras ou mais (+) para adicionar pontos extras.

5 – TODO PROCESSO É INCRÍVEL!

Como disse no primeiro tópico, estranhamentos fazem parte, e por mais que fosse incrível, sua mesa digitalizadora não é mágica: você vai começar com dificuldades e elas irão diminuindo com o passar do tempo e costume. Eu achei que meu traço melhorou bastante em comparação com o mouse, e hoje em dia existem modelos mais acessíveis – e mais práticos – no mercado. Encontre sua escolhida e DIVIRTA-SE! Depois me conta como tá sendo seu processo ♥